segunda-feira, 21 de abril de 2025

Ilha do Governador teve maior chuva em uma hora desde 2010, diz Alerta Rio

Com 72,2mm registrados em um curto intervalo de tempo, volume chegou a 83% da média mensal de abril

O Dia

A forte chuva que atingiu a Ilha do Governador, na Zona Norte, na noite de sábado (19), foi a mais intensa registrada em apenas uma hora desde 2010. De acordo com o sistema Alerta Rio, entre 20h55 e 21h55, o acumulado de precipitação chegou a 72,2mm. A marca só fica atrás da registrada em dezembro de 2010, quando o bairro teve 93,4mm em uma hora.

O volume equivale a 83% da média histórica de chuva para todo o mês de abril na estação da Ilha do Governador, que é de 87mm. Por causa da tempestade, a cidade entrou em Estágio 2 às 22h10 de sábado e só retornou ao Estágio 1 às 14h25 deste domingo (20).

Durante o temporal, o Centro de Operações Rio registrou duas quedas de muros: um na Rua Babaçu, entre a Rua Dom Antônio de Macedo e a Estrada do Galeão, no Jardim Guanabara; e outro na Rua Coatata, na altura da Estrada do Galeão, na Cacuia. Ninguém ficou ferido.

Ainda na região, um poste caiu na Estrada do Galeão, próximo à Base Aérea do Galeão. Houve também quedas de árvores sobre a fiação elétrica na Rua Henrique Morize, na altura da Borda do Mato, no Grajaú, e na Rua Aureliano Pimentel, nas proximidades da Rua Breno Guimarães, no Jardim Guanabara, na Ilha.

Na noite deste domingo (20), a Subprefeitura das Ilhas afirmou que ainda estava com equipes atuando nas ruas da região, junto com os órgãos municipais competentes.

"Assim que a chuva ganhou intensidade na noite de ontem, foi posto em prática o Protocolo de Resposta e Pronto Emprego, com a mobilização de efetivo, materiais, veículos e equipamentos necessários ao atendimento", informou a pasta. O protocolo permanecerá ativo até o restabelecimento das condições de normalidade na Ilha do Governador.

Previsão do tempo para os próximos dias

Para segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o tempo permanece encoberto com chuva fraca a moderada isolada até o período da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados. As temperaturas terão uma leve queda, com máxima de 27ºC e mínima de 17ºC.

Na terça (22) e na quarta-feira (23), feriado de São Jorge, haverá redução gradativa de nebulosidade e não há previsão de chuva na cidade do Rio. As temperaturas devem aumentar, com máxima de 32ºC.

Título e Texto: Redação, O Dia, 20-4-2025, 19h23 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-