Anúncio em grupo de Facebook oferece “ponto fixo” por R$ 95 mil na orla da Barra; vereador denuncia e Prefeitura promete cancelar licença
Victor Serra
R$ 95 mil. Esse é o valor
pedido por uma barraca completa, à venda no Posto 6 da Barra da Tijuca,
em frente ao Condomínio Barra Bella — apontado pelo próprio
anúncio como o campeão de locações via Airbnb na orla da Barra. Mas o que está
à venda não é só cadeira, guarda-sol e isopor. É o “ponto fixo”
mesmo, como se fosse propriedade particular, com direito a escada de madeira
legalizada pelo Ibama, instalação de água doce e clientela garantida por uma
quadra de futevôlei ali ao lado.
O vendedor, que fez o anúncio em um grupo de classificados no Facebook, diz que aceita “propostas que não sejam absurdas”. Garante que não está com pressa para fechar negócio e ainda completa que quem pesquisar vai ver que se trata de uma “oportunidade única” para ganhar dinheiro com praia no Rio. Segundo ele, o kit inclui cadeiras, guarda-sol, mesa, cooler grande e tudo mais para trabalhar na orla. Tudo, menos a licença da Prefeitura, que, aliás, não pode ser transferida.
Mas malandragem tem limite, e o anúncio foi parar no radar do vereador Flávio Valle. Ele reagiu nas redes sociais dizendo que a autorização da Prefeitura para barracas de praia serve apenas para permitir o trabalho regular de ambulantes, não para transformar área pública em mercadoria. Segundo o vereador, se o titular da licença não quiser mais atuar, outro ambulante da fila assume o lugar.
O caso já foi oficialmente encaminhado à Secretaria Municipal de Ordem Pública. O secretário Marcos Belchior recebeu os dados do barraqueiro e, segundo o gabinete de Valle, pedirá o cancelamento da licença conforme prevê a legislação. A denúncia foi feita nesta quinta-feira (7/8).
Título e Texto: Victor
Serra, Diário do Rio, 7-8-2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-