quarta-feira, 30 de março de 2016

Charada (204)

Trinta colecionadores foram
A um leilão de quadros.
Dez compraram menos de 6 quadros,
oito compraram mais de 7 quadros,
cinco compraram mais de 8 quadros,
e um comprou mais de 9 quadros.
Então, qual o número total
de colecionadores que comprou 
6, 7, 8 ou 9 quadros?

4 comentários:

  1. Tenho a impressão de que falta alguma coisa neste enunciado. Tal como está, não consigo separar os compradores de 6 e 7 quadros, pois só tenho os que "compraram até cinco quadros" e os que "compraram 8 ou mais quadros". Ou posso ser eu que hoje não esteja particularmente arguto.

    Há um outro detalhe que não me é inteiramente claro: se por "compraram mais de 7 quadros", pretende-se dizer "compraram 8 ou mais quadros" ou simplesmente "compraram 8 quadros". Qualquer uma das interpretações permite-me encontrar valores, mas serão obviamente distintos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado João,
      Fui conferir o enunciado. Sim, copiei corretamente.

      Excluir
  2. Pois: agora reli o enunciado com mais atenção e penso que estava a interpretar a pergunta de forma incorrecta. O que é pedido é o total - e eu estava a pensar nos parciais.

    Se 10 compraram menos de seis quadros e um comprou mais de nove quadros, então o número total de coleccionadores que compraram 6, 7, 8 ou 9 quadros é 19 (30-10-1=19).

    ResponderExcluir
  3. Exatamente!

    “19.
    Se 10 compraram menos de 6 quadros e 1 comprou mais de 9, conclui-se que foram os restantes 19 colecionadores quem comprou 6, 7, 8 ou 9 quadros.
    10 + 1 = 11; 30 – 11 = 19.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-