sábado, 1 de junho de 2013

Investindo em Portugal... (apesar dos estrebuchos de Soares, Pachecos e Manelas...)


McDonald's investe 15 milhões este ano em Portugal

A McDonald’s Portugal já entrou na maioridade há algum tempo – festejou ontem o 22.º aniversário – mas tem planos para continuar a crescer. A subsidiária portuguesa da maior rede de fast food do mundo vai investir 15 milhões de euros este ano na abertura de três novos restaurantes e na remodelação de outros 15. Desses, um já inaugurou no Porto e quatro têm cara nova.

"Nos últimos cinco anos a McDonald’s investiu mais de 100 milhões de euros em Portugal", indica fonte oficial, realçando que "por cada abertura, em média, são criados 45 postos de trabalho directos".

"Vamos continuar também a apostar no reforço de parcerias com fornecedores nacionais. Actualmente a McDonald’s Portugal trabalha com mais de 30 fornecedores nacionais. Em 2012, as compras a estes fornecedores corresponderam a 31% do volume total de compras da McDonald’s. Em 2013 contamos chegar a 34%", acrescenta.

Apesar da crise, a companhia criada nos EUA mantém a aposta no mercado luso, onde tem 138 restaurantes, 20% geridos pela empresa e 80% em franquia.

O volume de investimento em 2013 é igual ao de 2012, ano em que abriu três lojas e renovou 13. E em que, pela primeira vez em Portugal, teve uma quebra nas vendas: caíram 5,7%, para 278,2 milhões de euros. Motivo: a conjuntura económica, que leva à retracção do consumo, obrigando os portugueses a irem menos vezes a restaurantes e a emagrecer os gastos quando vão.

A subida do IVA na restauração para 23% também teve impacto nas contas da cadeia. Ainda assim, a McDonald’s Portugal terá recuado menos do que o sector da comida rápida, que diminuiu 8,5% em 2012, segundo a Informa D&B.

Portugal pioneiro
A inovação é outra receita da empresa para alcançar sucesso em Portugal. Pela primeira vez em todo o mundo – a McDonald’s tem 34 mil lojas em 118 países – serviu-se sopa numa loja da insígnia norte-americana. Generalizou-se a venda de café expresso em todos os locais e foi também por cá que se introduziu o pagamento através de Via Verde e os quiosques para realizar os pedidos. A rede portuguesa será também uma das primeiras a concluir a renovação dos restaurantes, com a introdução da nova imagem interior e exterior da marca.
Título e Texto: Ana Serafim, SOL, 27-05-2013


Lidl investe 45 milhões este ano em Portugal
Apesar da crise que Portugal atravessa, os alemães do Lidl mantêm a confiança no mercado nacional. A empresa está a reforçar o investimento no país e, segundo a porta-voz, Madalena Bettencourt Silveira, tem conseguido conquistar clientes, embora se escuse a revelar os resultados em Portugal. Aumentar o volume de produtos portugueses em supers noutros países também faz parte dos planos.

"Estamos em Portugal desde 1995 e já investimos mais de mil milhões de euros", afirma, em entrevista ao SOL. "O Lidl veio para ficar e isso é uma aposta clara, caso contrário na altura complicada que o país está a atravessar não faríamos o investimento que faremos este ano", frisa. "Independentemente de sermos uma empresa alemã, estamos aqui de pedra e cal", continua, assegurando que a sucursal portuguesa está bem cotada junto da casa-mãe.

Em 2013, o grupo planeia investir mais 25% do que em 2012, totalizando 45 milhões. Desses, 40 milhões vão para aberturas e renovações de lojas – tem 238 em todo o país, mas não detalha quantas mais vão abrir – e para melhoramento dos seus quatro centros logísticos. Outros cinco milhões – e mais dez milhões em 2014 – são para construir a nova sede, em Sintra. A primeira pedra será lançada em Junho e a obra deverá estar pronta em 2014.

Vinho, pêra e maçã são estrelas internacionais
Garantindo que o Lidl Portugal não prevê fechar lojas nem despedir, a também directora de comunicação – e única pessoa autorizada a falar à imprensa – indica que a sucursal lusa emprega 4.500 colaboradores. A empresa vai contratar 60 pessoas este ano e a aposta na responsabilidade social reflecte-se na política salarial: os funcionários tiveram recentemente um aumento do subsídio de almoço, de 5,50 euros para 6,83 euros.
()
Título e Texto: Ana Serafim, SOL, 30-05-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-