quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cliffs jumps e Cascudos

Otacílio Guimarães
Oi, Jim, parece que você gostou do cliff jumps.  
Na minha época de garotão pré-adolescente eu adorava o cliff jumps, que em nossa cidade era denominado de marinheiro, ou seja, pular de cabeça para baixo como aqueles atletas aquáticos fazem nas piscinas olímpicas em mergulhos fantásticos. Depois do cliff jumps, íamos pescar cascudos com as mãos nas pedras do rio. Cascudo, se você não conhece e tenho certeza que não conhece, é um peixe dotado de uma carapuça óssea indestrutível que vive se alimentando do limo ou líquens nas pedras mergulhadas nos rios. Eles colam a boca na pedra para se alimentar e ai fica fácil pegá-los com as mãos. A carne desse peixe é deliciosa e minha mãe adorava quando eu chegava do cliff jumps com uma porção deles. O problema era preparar o cascudo para a panela. A carapaça do peixe é como ferro, e você tem que abrir a barriga e tirar de lá o único pedaço de carne disponível que representa uns 10% do corpo. Mas vale a pena porque é deliciosa a carne desse peixe estranho.  


Acho que os gaúchos fazem isto com maestria, pois o cascudo está em todos os rios brasileiros que têm pedras em seu leito. E como um gaúcho com uma faca na mão sabe como cortar coisas, a coisa fica assim.
Observe: o que sobra é uma verdadeira iguaria. Assado na brasa apenas com sal, então é melhor que churrasco, menos de crocodilo, pois este é hors concours!
Mas, voltando ao cliff jumping, é um esporte praticado no mundo inteiro a faz a alegria daqueles que gostam de ser felizes. Foi o primeiro esporte radical praticado pela humanidade e eu me sinto feliz por ter sido um de seus adeptos. Veja isto e me diga se não é fantástico:


 Lá em Jacobina tinha um lugar ideal para a prática do cliff jumping. É uma barragem encravada nas serras cuja profundidade de mais de cem metros nos dava tranquilidade para pular. O lugar de onde pulávamos tinha outros cinquenta metros de altura e dava calafrios. As garotas só pulavam com um de nós junto, e isto era mais que gratificante. Tem nada melhor do que mostrar a uma garota que somos corajosos? 
Aliás, este último vídeo mostra como era o cliff jumping em Jacobina pois o lugar é muito parecido.  
Que saudades do tempo em que eu praricava o cliff jumping
Grande abraço, 
Otacílio Guimarães, 13-06-2013

Relacionado:
Cliff Jumps

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-