sábado, 21 de outubro de 2017

Conta bancária em Portugal


Há poucos dias, passeando com dois casais do Rio de Janeiro, falei do sistema bancário português que, ao contrário do que possa parecer aos desinformados, de propósito ou sem querer, está mais desenvolvido do que o brasileiro.


Falei dos caixas eletrônicos (nas ruas, praças, shoppings, supermercados...): onde e através dos quais você faz quase (o quase fica por conta dos depósitos) tudo o que faria em uma agência bancária. E, claro, também se falou da segurança.

Lembrando o que conversei com Dirnei Guedes “Caixas eletrônicos estão na calçada. Bancos ainda não se transformaram em fortalezas feudais.”. Pois bem, coincidentemente, me chegou este vídeo do canal do Youtube Zenlife TV, que aborda, precisamente, essa questão.


Existem outros canais que podem ajudar à preparação da mudança para Portugal:
(Etc.)

6 comentários:

  1. E se for num caixa electrónico do seu banco, até depósito podes fazer...

    ResponderExcluir
  2. TENHO CONTA NA CEF, E FAÇO TUDO NO CAIXA ELETRÔNICO, POR MIM PODE DEMITIR TODO MUNDO, fazem mais de 10 anos que teria que ir na agência apenas se quero sacar além do limite, como não preciso.
    Tenho conta salário, sem débitos em conta, para não pagar taxas ao banco. Usar a internet BANk é cobrado então não uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso, porque o AERUS me obrigou há alguns anos, a mim e a muitos, tenho conta na CEF.
      Acho uma merda.
      Volta e meia, e meia volta, a CEF descobre um problema: ou é a falta da prova de vida, mesmo tendo lá estado e agitado há dois meses atrás; ou é o "limite" de transação.
      Olha só! A conta é sua, o cartão de crédito é seu. Este cartão está apenso à conta corrente; foi concedido graças ao saldo da conta corrente. Quase tive um ataque (não é brincadeira!) porque não conseguia pagar a fatura do Cartão de Crédito concedido pela CEF (através e graças à conta corrente), porque... excedia o limite!
      Na conta corrente tinha 30 mil e eu não conseguia pagar 10 mil do cartão de crédito!
      Graças a telefonemas internacionais e ao trabalho de uma amiga e Procuradora, lá consegui pagar a fatura ANTES da data do vencimento e ANTES que cobrassem 14% no crédito rotativo.

      Excluir
    2. Rochinha, dá licença, o sistema bancário brasileiro é uma merda, e as agências bancárias no Brasil são uma piada.
      Para mim, pois que, parece, para os brasileiros é uma rotina, entrar em uma agência bancária, é um desespero cidadão. Que não desejo para ninguém!

      Excluir
    3. O limite de 3000 para pagamentos, e de 1250 para saques é porque aqui nessa merda te assaltam e roubam todos os dias, e dia sim dia não há latrocínios em saidinhas de banco. Para mim é bom o sistema porque não ultrapasso os limites.
      Na madrugada, os limites são de 500 ou 1000 dependendo do banco para saques. Para evitar certas coisas, uso cartão de crédito sem débito, das operadoras, se for assaltado dou até a senha porque não há saques.

      Excluir
  3. Horário de funcionamento: das 8h30 às 15h.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-