segunda-feira, 23 de outubro de 2017

[Atualidade em xeque] Parvônia

José Manuel

Once upon a time... não, não vai dar certo!
De novo... era uma vez um país neste planeta, que se chamava "Parvônia" e ficava localizado... bem, isso também não interessa. O fato é que ele existiu e ainda restam resquícios de sua civilização aparvalhada.

Os parvoneses eram um povo incomum e jamais algo parecido foi visto sobre o solo terrestre. Gabavam-se de ser um grande país, no sentido não só de tamanho, que também o era, mas sim na grandeza de sua civilização. Eram os maiores e melhores do mundo em tudo.

No futebol andaram-se perpetuando em proezas passadas, até que um certo povo do Norte enfiou-lhe sete gols pela goela abaixo, acabando com a sua pseudo hegemonia, que só os parvos acreditavam.

Realmente, para dizer a verdade, chegaram a fazer grandes realizações, que duraram poucos anos em relação à sua história. Os parvoneses adoravam criar grandes organizações, industriais, comerciais, públicas e privadas, mas, infelizmente, não conseguiam conviver bem com isso.

Uma prova disso e ainda se podem ver desenhos nas cavernas, é que construíram a terceira maior empresa de exploração de petróleo do mundo, e quando ela funcionava a pleno vapor, começaram a saqueá-la nas formas mais abomináveis possíveis, sempre em proveitos pessoais.

Criaram a quinta maior empresa de aviação do mundo, o creme de lá creme de tecnologia aeronáutica comercial, mas derreteram-na sem dó nem piedade, pois incomodava a eles próprios ter uma empresa de sucesso em nível internacional. E aí preferiram entregar os seus céus aos estrangeiros espertos. Depois, não ficou uma sequer legítima parvonesa.

Então, ao longo de sua história foram dizimando tudo que haviam feito, de bom e bem, por sinal, deixando ao abandono e na miséria o parvo povo que assistia a tudo, simplesmente aparvalhado e sem reagir.

Há registros escritos, falados e gravados clandestinamente, de que os parvoneses só se sentiam bem fazendo mutretas, e a corrupção era sistêmica, não se salvando nenhum setor, principalmente o público, que se misturava com o privado numa simbiose jamais vista na raça humana.

Acostumados desde criancinhas a se julgarem os maiores do mundo, conseguiram recordes mundiais, como a maior corrupção do mundo, o maior ladrão do mundo, a maior concentração de dinheiro em um apartamento, do mundo, o maior número de contas clandestinas no exterior, do mundo, as eleições mais fraudadas do mundo, os políticos mais corruptos do mundo e por aí vai uma extensa relação, maior do mundo.

Na retroengenharia social, os parvoneses também se destacaram em níveis superlativos, tais com o pior sistema educacional do mundo, o pior sistema de saúde do mundo, a pior seguridade social do mundo, o maior número de desempregados do mundo, as maiores taxas de insalubridade do mundo civilizado, as maiores áreas sem saneamento básico do mundo e mais uma extensa lista, encontrada nas cavernas, por arqueólogos. 

Era um país que certamente hoje com a globalização e o modernismo poderia perfeitamente se chamar " Selfie Country ". Eles construíam, eles mesmo destruíam, se roubavam mutuamente e com a maior naturalidade como se roubar fosse a coisa mais natural do mundo.

Um dos seus ladrões mais famosos, certa vez em reunião ministerial disse com a maior naturalidade, como se isso fizesse parte do senso comum:
"Mandem comprar as sondas e já separem a nossa comissão". Isso está escrito por delator funcional da Parvônia que, segundo ele, como ministro e participante oficial do saque, deixou a todos aparvalhados com tamanha cara de pau do mandatário à época.

Felizmente para a humanidade a Parvônia entrou em extinção.
Título e Texto: José Manuel - cada vez mais intrigado como um povo se aparvalhou desta maneira, 23-10-2017 

Colunas anteriores:

Um comentário:

  1. Um ministro da Parvônia, cujo governo militar parvonense lhe tirou uma empresa de aviação por pura inveja, disse que na Parvônia "saía mais barato dar 10% de propina do que executar uma obra planejada"! Na Parvônia do nordeste, construíram um porto moderno onde navios de passageiros não conseguem entrar pois o projetista importado fez a obra com 50 metros de altura para a suposta passagem de navios que medem 56!
    Em um grave acidente de aviação, com muitas vítimas o juiz parvonense libertou os dois pilotos culpados que estavam "testando" o avião novo no espaço aéreo da Amazônia e, confrontado pelo poderoso país dos culpados, atribuiu a culpa e puniu modestos militares controladores de voo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-