terça-feira, 9 de julho de 2024

[Livros & Leituras] As causas do atraso português – Repensar o passado para reinventar o presente

Nuno Palma, Publicações Dom Quixote, Alfragide, Portugal, 2ª edição, dezembro de 2023, 408 páginas.


«Por que é Portugal hoje um país rico a nível mundial, mas pobre no contexto europeu? Quais são as causas e o contexto histórico do nosso atraso? Como chegámos aqui, e o que pode ser feito para melhorarmos a nossa situação? São estas as perguntas a que procuro responder neste livro.

Quase todas as análises ao estado do país feitas na praça pública pecam por miopia: como desconhecem a profundidade histórica do atraso, fazem erros sistemáticos e anunciam diagnósticos inúteis, quando não prejudiciais.

Quem discursa tem também frequentemente um marcado enviesamento político e não declara os seus conflitos de interesse. [...]

No entanto, para compreendermos bem o presente e os futuros possíveis, temos de começar por compreender o nosso passado. Para que um futuro melhor seja possível, temos de refletir de forma ponderada sobre os fatores que explicam – e os que não explicam – o atraso do país. Este livro tem esse objetivo.»

Nuno Palma é Professor Catedrático no Departamento de Economia da Universidade de Manchester, e Diretor do Arthur Lewis Lab for Comparative Development, da mesma universidade. Investigador do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, e do Centre for Economic Policy Research, Londres. Galardoado com vários prémios internacionais, incluindo o Prémio Stiglitz, atribuído pela International Economic Association. Licenciado pela Universidade de Lisboa e doutorado pela London School of Economics

Uma obra que revela a profundidade histórica do atraso português, e que explica o atual regresso da divergência do país face à Europa. Uma interpretação fundamentada, inovadora e sem precedentes, escrita por Nuno Palma, economista e historiador da Universidade de Manchester. De leitura obrigatória. 

Uma pedrada no charco de algum unanimismo acadêmico ou acriticismo cultural que tem secado o debate crítico sobre a História de Portugal e dos nossos mitos e juízos simplificados.
José Eduardo Franco, Universidade Aberta

Brilhante e incisivo, o livro de Nuno Palma obriga a olhar para a velha questão do “atraso português” com olhos novos.
Henrique Leitão, Universidade de Lisboa

Um livro fundamental para perceber o persistente atraso econômico português.Luciano Amaral, Nova School of Business and Economics

Se hoje Portugal é um país “atrasado” importa saber desde quando e relativamente a que padrão de desenvolvimento. Ainda mais importante será perceber as razões desse atraso. Este livro é uma ambiciosa tentativa de responder a estas questões recentrando o debate cívico para além da tradicional narrativa de declínio histórico.
Rui Esteves, Graduate Institute of International & Development Studies, Genebra, Suíça

As interpretações do autor certamente gerarão debate e poderão trazer novos públicos à História de Portugal e à História Econômica.
Susana Münch Miranda, Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

É isso aí! O livro é soberbo, gostei demais!

👏👏👏👏👏



Anteriores:
Comprendre la stratégie hongroise 
Os territórios da ciência e da religião 
En finir avec le wokisme – Chronique de la contre-offensive anglo-saxonne 
Front Populaire 
A ler 
Le Nouveau Conservateur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-