segunda-feira, 16 de maio de 2016

Brasileira tenta dar “carteirada” em aeroporto da Inglaterra

Rodrigo Constantino

Quando dizemos que dá certa vergonha de ser brasileiro no exterior às vezes, é esse tipo de comportamento que temos em mente. Os “malandros” que sempre tentam dar um “jeitinho” para se safar das regras impessoais que compõem a civilização. Vejam o que fez essa moça. Pega com excesso de peso na bagagem, partiu logo para o “você sabe com quem está falando?”, que caracteriza nossa sociedade “esperta”. “Eu tenho um amigo que trabalha com Tony Blair”, diz a brasileira tentando intimidar o funcionário do aeroporto.

Mas nos países civilizados não prevalece o “você sabe com quem está falando?”, e sim o “quem você pensa que é?”. O rapaz, sempre muito educado, explicou que nada disso importa, apenas a regra válida igualmente para todos – inclusive Tony Blair. O peso da mala não pode exceder certo limite. Ela teve que resolver da maneira civilizada, não à brasileira: transferir peso para a bagagem despachada. Venceu a civilização. Dessa vez. Vejam:


O tema do meu próximo livro é exatamente esse: o alto custo de nossa malandragem. O Brasil é um país com malandros demais e otários de menos. Não poderia dar certo mesmo. Muita malandragem e jeitinho assim é sinônimo de estupidez. Se todos começarem a bancar os malandros e tentarem dar “carteirada” nos representantes das leis e regras, usando os “amigos” que conhecem gente poderosa por aí, que tipo de país seria criada? Eu respondo: o Brasil. A Inglaterra faz bem de agir de forma mais “quadrada”, mais… otária. Não é mesmo?
Título e Texto: Rodrigo Constantino, 16-5-2016 

NdE: O vídeo é de 21 de julho de 2015, no canal de Rodrigo Aristeu.

2 comentários:

  1. Essa "questão" do excesso de bagagem é antiga... desde que eu voava e me irritava com os absurdos de "bagagem de mão", particularmente, em voos de Miami para o Brasil...

    Com o perdão da fanfarrice, nos anos em que exerci a função de Chefe de Equipe, pude participar aos colegas do check-in para estar a postos na porta do avião com bastantes etiquetas para despachar os 'absurdos' para o porão...

    ResponderExcluir
  2. Vi nos "comentários" do canal Youtube alguns comentários desairosos sobre o inglês da moça.
    O escopo deste post é o da "carteirada", que INDEPENDE do idioma e da pronúncia...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-