sexta-feira, 20 de março de 2015

Lisboa no Monopoly


Lisboa é uma das 22 cidades escolhidas para entrarem na edição mundial do Monopoly, o mais famoso jogo do mundo. Depois de mais de quatro milhões de votos, hoje, dia em que cumpre 80 anos, o Monopoly revelou as cidades escolhidas para a especial e mundial edição de aniversário do tabuleiro, a ser lançada em setembro.

Portugueses e outros admiradores de Portugal uniram-se para colocar Lisboa no tabuleiro MONOPOLY e o resultado está à vista: a capital portuguesa ficou na quarta posição da votação e será colocada no quarteirão mais caro deste jogo, o último antes da passagem pela casa “Partida”, graças aos votos que chegaram de todo o mundo. A imagem da Torre de Belém foi a selecionada para ilustrar a cidade de Lisboa.



A surpresa desta votação está no topo da lista das 22 cidades. A capital do Peru, Lima, conseguiu ser a mais votada de todas as cidades, conquistando o direito a ocupar a zona “mais cara” — será o equivalente à versão mundial do Rossio. Mas financeiramente, feliz ou infelizmente, o jogo não corre o risco de se tornar real, senão vejamos: no bairro mais caro ficam Lima e Hong Kong. No seguinte, o de Lisboa, estão ainda Riga e Istambul. Mais “baratas” são Varsóvia, Cidade do México ou Santiago do Chile. Mas também, lista abaixo, Londres, Moscovo ou mesmo Tóquio, já para não falar em Nova Iorque, Sydney e, no bairro mais barato de todos, Madrid.

O Monopoly Edição Mundial contará com peões icónicos e com novidades na forma de jogar: os participantes têm de visitar o maior número de destinos, colecionando selos de passaporte pelo caminho. Todos os jogadores ganham dinheiro com taxas de visitas sempre que os adversários aterrem nas suas propriedades. O primeiro a preencher o passaporte ganha.

Monopoly Portugal: do Rossio ao Campo Grande
O primeiro Monopoly surgiu em Portugal na década de 1950 com o nome Monopólio mas, nos anos 60, por pressão da Parkers Brothers, o seu nome foi alterado para a denominação original Monopoly. Nesta edição havia uma particularidade: as propriedades correspondentes às tradicionais estações de caminhos-de-ferro eram, nessa edição, quatro reconhecidos cinemas de Lisboa e Porto.

Nos anos 70/80 foi lançada a edição mais popular do Monopoly Portugal. Nas edições portuguesas são usados nomes de ruas importantes, principalmente de Lisboa e do Porto, bem como de estações de caminho-de-ferro. Dependendo das versões, o nome das ruas varia, mas a propriedade mais valiosa é sempre o Rossio (Lisboa) e a propriedade menos valiosa o Campo Grande (Lisboa). 
Título e Texto: Port.com, 19-3-2015

Um comentário:

  1. O brasil não entrou porque é área de risco de ter o monopólio roubado, pelos governos corruptos, pelas organizações criminosas ou elo fisco e confisco.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-