sábado, 19 de março de 2016

“Quando um rico rouba, vira ministro”

André Azevedo Alves

Sem grande surpresa (e sem qualquer vergonha), a extrema-esquerda portuguesa solidariza-se com Lula, Dilma e o PT. Do Partido Comunista ao sociólogo Boaventura Sousa Santos.

Por altura da reeleição de Dilma Rousseff, tracei um prognóstico muito reservado para o seu segundo mandato e para o futuro a curto e médio prazo do Brasil. Desde então, infelizmente, Dilma e o PT não corrigiram o rumo e a situação política, económica e social – como seria de prever – continuou a deteriorar-se. Se a crise económica no Brasil assume uma dimensão preocupante, mais grave ainda é o estado de degradação ética a que chegou a política brasileira.

Em 1988, Luiz Inácio Lula da Silva afirmava: “No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”.

Em 2016, o mesmo Luiz Inácio Lula da Silva, confrontado com o seu envolvimento na Operação Lava Jato é nomeado por Dilma Rousseff como novo ministro da Casa Civil, com o objectivo evidente de beneficiar do “foro privilegiado” associado ao cargo.

Ao nomear Lula, Dilma incorre em duas implicações políticas inescapáveis. A primeira é associar definitivamente o seu próprio futuro político ao de Lula. Se a ligação entre os dois já era forte, agora ela passou a ser indissociável. A segunda é deixar claro o ascendente do próprio Lula sobre si. Só assim é compreensível que a Presidente manche indelevelmente o seu mandato para satisfazer o seu antecessor.

Sem grande surpresa (e sem qualquer vergonha), a extrema-esquerda portuguesa solidariza-se com Lula, Dilma e o PT. Assim, o Partido Comunista Português condena uma suposta “intensa operação de desestabilização e de cariz golpista” e manifesta-se “solidário com as forças progressistas brasileiras”. Por sua vez, o sociólogo Boaventura Sousa Santos – um dos expoentes máximos da hegemonia da esquerda radical no sombrio panorama académico lusófono – classifica o movimento de contestação popular ao PT e de revolta contra a corrupção como “uma destabilização perigosa” que “configura um golpe parlamentar”, culpando (como não poderia deixar de ser) os EUA pelo que está a acontecer no Brasil.

É pertinente assinalar e registar para memória futura a incondicional militância petista da extrema-esquerda portuguesa, mas é mais importante ainda compreender que a situação actual é verdadeiramente de alto risco para o Brasil. Um dos maiores dramas da actual crise brasileira é, como bem aponta Manuel Villaverde Cabral, que não se perspectiva no sistema partidário do Brasil uma alternativa consolidada capaz de destronar o PT e recolocar o país numa trajectória de regular funcionamento das instituições e de desenvolvimento económico. Ainda assim, neste contexto, e perante os ataques contra a independência do poder judicial e o descambar da credibilidade das instituições políticas da principal potência da América do Sul, é difícil perspectivar uma solução que não passe pela saída de Dilma Rousseff da presidência. Resta esperar que essa saída se possa processar de forma pacífica e que possibilite salvaguardar o Estado de Direito no Brasil.
Título e Texto: André Azevedo Alves, Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Observador, 19-3-2016

Relacionados:

2 comentários:

  1. As manifestações a favor do governo usaram o slogan: “em defesa da democracia”.
    Mas na verdade eram manifestações “em defesa do socialismo” e da roubalheira, da falta de caráter e de vergonha.
    Só que eles fogem da palavra socialismo como o “diabo foge da cruz”.
    E a Dillma, o Lulla e o PT querem o socialismo de extrema-esquerda, onde, como se percebeu nas gravações, um homem semialfabetizado quer mandar no Ministério Público, no superior tribunal de justiça, no supremo tribunal federal, e se não fazem o que ele quer: estão acovardados. Será que a min. Weber terá co...., para olvidar as provas, e o seu conhecimento jurídico e violentar as Leis e a Constituição Federal e sua própria consciência? O Lulla pediu para a Dillma falar com ela.
    Dillma, Lulla e PT querem continuar enganando o povo brasileiro menos esclarecido, e continuar sangrando o dinheiro público brasileiro, para seus interesses particulares, ideológicos e do Partido, PARA PERPETUAÇÃO NO PODER e fortalecimento do socialismo bolivariano no mundo.
    Querem dizer que se a Dillma cair vai terminar o pagamento do Bolsa Família, o que é mentira, uma vez que esse Programa foi instituído por Lei.
    ANTONIO AUGUSTO - RIO


    ResponderExcluir
  2. god will justice!!!

    ass: mash thunder.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-