domingo, 10 de setembro de 2017

[Língua Portuguesa] A diferença entre menta e hortelã

Há produtos com sabor menta, outros com sabor hortelã. Qual a diferença, afinal?


Colunas anteriores:

Um comentário:

  1. Há produtos com sabor menta, outros com sabor hortelã. Qual a diferença, afinal? A rigor, nenhuma. Segundo dicionários e enciclopédias, hortelã e menta são nomes sinônimos para as mesmíssimas plantas, de que há várias espécies distintas.

    Menta é o nome, digamos, internacional – vem do nome científico da planta, Mentha.

    hortelãé o nome comum português das mesmas plantas. Vem do feminino de hortelão, adjetivo que significa “da horta”, “relativo a horta”.

    Diferentemente de menta, que se entende no mundo todo, hortelã é palavra que só existe na língua portuguesa.

    Em espanhol, apenas por curiosidade, o nome comum dado à menta é hierbabuena – ou seja, literalmente “erva boa“.
    ________________________________________
    Há diferentes espécies de mentas ou hortelãs. Embora qualquer espécie – segundo os dicionários, enciclopédias e livros de botânica – possa ser chamada indistintamente de menta ou hortelã, existem algumas regiões do Brasil em que, quando se plantam duas espécies diferentes, se chama “hortelã” à espécie de sabor mais ardido (por exemplo, a hortelã-japonesa) e “menta” à mais suave (por exemplo, a hortelã-verde). Essas diferenças de nomes, porém, variam de região para região, e não são reconhecidas pelos livros, que dizem que todas podem ser chamadas de mentas ou hortelãs.

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários "anônimos".

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-