quinta-feira, 7 de setembro de 2017

[Língua Portuguesa] Devagarzinho ou devagarinho?

Dicionarioegramatica


Está correto dizer devagarzinho ou devagarinho? Ambas as formas são corretas gramaticalmente e têm séculos de tradição na língua.

A primeira dúvida poderia ser se um advérbio pode ter diminutivo. Muitos se confundem com o que aprenderam na escola – que advérbios “são invariáveis”. Se são invariáveis, não podem ter diminutivo, certo? Errado. Quando professores ensinam que advérbios são invariáveis, querem dizer que são invariáveis com relação ao sujeito, isto é, não variam conforme o sujeito: uma pessoa anda devagar, e duas pessoas também andam devagar – e não “devagares”. Mas, como as boas gramáticas ensinam, advérbios têm, sim, flexões: superlativo, aumentativo, diminutivo…

A segunda dúvida seria qual das duas formas é a correta: devagarzinho, com “z”, ou devagarinho, sem o “z”. A resposta é que as duas formas são igualmente corretas. Como já vimos na resposta sobre o diminutivo de foto, existem duas terminações diferentes para formar diminutivos em português: “-zinho” e “-inho“. Assim, pode-se dizer que um texto pequeno é um textozinho ou um textinho; o diminutivo de vidro pode ser tanto vidrozinho quanto vidrinho; o de pastor, pastorzinho ou pastorinho; o de flor, florzinha ou florinha.

Da mesma forma, o diminutivo de devagar pode ser tanto devagarinho quanto devagarzinho.
Em Dom Casmurro, por exemplo, Machado de Assis usou as duas formas – “devagarzinho”, no trecho acima, e “devagarinho”, no trecho abaixo:



As duas formas estão absolutamente corretas.
Título, Imagens e Texto: dicionarioegramatica.com

Colunas anteriores:

Um comentário:

  1. Eis a característica portuguesa de Machado de Assis.
    O português no Brasil coloca "Z" na maioria dos diminutivos.
    No Brasil temos PAPELZINHO em Portugal PAPELINHO.
    Chapeuzinho e chapelinho
    Fui

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-