quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Mudanças na CNH seguem para sanção de Bolsonaro

Entre outros pontos, o projeto aumenta para até dez anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação 

Foto: Andre Borges/Agência Brasil
Wesley Oliveira 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) parte das modificações feitas pelo Senado no projeto que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, as novas regras vão à sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Uma das mudanças aumenta para até dez anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto foi enviado ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro, mas nem todos os pontos defendidos pelo presidente foram aprovados. 

Câmara já tinha aprovado a matéria no fim de junho, mas teve de analisá-la novamente já que o Senado fez alterações na proposta. 

Veja algumas das mudanças

·       aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

·       obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 metro;

·       regras para a circulação de motocicletas entre os veículos quando o trânsito estiver parado ou lento.

Entre outros pontos, a Câmara acatou a proposta dos senadores que prevê que em casos de lesão corporal e homicídio causados por motorista embriagado, mesmo que sem intenção, a pena de reclusão não pode ser substituída por outra mais branda, que restringe direitos. 

Atualmente, a legislação diz que a prisão pode ser substituída por penas restritivas de direitos se o crime for culposo (sem intenção). 

Título e Texto: Wesley Oliveira, revista Oeste, 22-9-2020, 17h32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-