quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Brincando de sindicalismo" Ou "Como escarnecer de desgraçados"...

Vamos lá! No dia 26 de maio, o Sr. Zoroastro envia o seguinte e-mail:

Data: 26 de maio de 2010 22:05
Assunto:  NOTÍCIAS - AERUS
PESSOAL:
Todos nós estamos angustiados com a falta de notícias. Muitos boatos  circulam mas efetivamente há muito não temos novidades.  Conforme é do conhecimento de todos ficamos um ano aguardando o acordo proposto pela AGU e após este prazo fomos informados que o acordo  somente será possível após o julgamento da ação de defasagem  tarifária.

A SL 127 aguarda o julgamento do mérito no TRF1.
Muitos afirmam que estamos nas mãos da Justiça e não há muito o que  fazer a não ser aguardar,  aguardar e aguardar.  Não é bem assim. A FENTAC, o SNA, a APRUS e as Comissões Estaduais  entendem ser possível acelerar o julgamento das ações assim como a assinatura do acordo. Para tanto, os contatos com autoridades são  constantes pedindo apoio e empenho para com urgência termos o acordo  que possibilite o restabelecimento integral de nossas complementações.

A APRUS e as Comissões Estaduais, de comum acordo com a FENTAC e o  SNA, estão  contatando e encaminhando cartas a todos os representantes  estaduais da CUT solicitando que  levem nossos clamores ao Presidente  da CUT Nacional, para que este abrace nossa causa e, face a  proximidade que tem com o Presidente Lula, sensibilize o mesmo para  que dê a solução definitiva para o nosso problema.
Nossa esperança é, com mais esta força, em breve darmos uma boa notícia a todos.
ZOROASTRO
OBS: SOLICITO AOS COLEGAS QUE REPASSEM.

Seguiram-se alguns comentários que me chegaram via e-mail:

De: Sonia Dobbin
Data: 27-05-2010 02:58:11
Para: apoaerus@googlegroups.com
Assunto: Re: NOTÍCIAS – AERUS
sinceramente eu nao espero mais nada por parte desse governo,sensibilizar Lula ,desculpe só rindo,mas é o meu ver,esse homem nao é gente nao tem sentimentos,ele e a quadrilha dele instalada no pais o MST,vou esperar sentada. Abraços

De: paizote
Data: 27-05-2010 03:41:41
Para: ApoAERUS
Assunto: Re: NOTÍCIAS - AERUS
Que saudade dos tempos em que a representação dos trabalhadores e aposentados agiam pressionando as autoridades para ver atendidas as reivindicações dos seus pares. 
CUT, FENTAC, o SNA, a APRUS e as Comissões Estaduais, precisam sensibilizar o presidente para que nos devolva o que foi tirado de forma ilegal.

Estas entidades ,outrora tão atuantes não poderiam exigir a legalidade através de ações impactantes e constrangedoras?
Pedir para que o lula sensibilize-se ,é como pedir ao carrasco que aja com carinho.
Bater de porta em porta pedindo apoio, ou que nos substituam na tarefa sde enfrentar a fera, parece um tanto passivo.
Se CUT,FENTAC, o SNA, a APRUS e as Comissões Estaduais,todas outrora poderosas já não tem poder de pressão,só dizendo como o Xapolim colorado;
-Quem poderá nos salvar?

Em 27 de maio de 2010 00:34, José escreveu:
Gostaria de saber quem informou, e a quem, "que o acordo somente será possível após o julgamento da ação de defasagem tarifária".? (RE 571969).Se a VARIG for vencedora, fica fácil o acordo. E só poderá ser acordado como será a forma do pagamento. Se perder, claro que não haverá acordo. Estamos então nas mãos da justiça sim. Mas diz a nota que não é bem assim.?????

Outra coisa que não entendí: o SNA não é filiado a CUT? Porque então não leva "nossos clamores" diretamente ao Presidente da CUT Nacional? Ou será que ele, como o Lula, não recebe o SNA? Vai pedidos via terceiros? Uma coisa positiva na Nota é a tentativa  que diz estar fazendo para acelerar pauta para o RE. Fora do contesto, será que a FENAC, o SNA e a APRUS tiveram algum interesse  em saber algum detalhe sobre a audiência, concedida tempos atrás pela Dra. Cármen Lúcia à AGU e outros orgãos do governo? Talvez a Flex ou seus advogados saibam algo. E também quais foram os esclarecimentos que o AERUS prestou à Relatora do RE,conforme site do STF. 

São questões que todos gostariam de saber e que já questionei a APRUS via email e estou aguardando alguma resposta. 


De: Sonia Dobbin
Data: 27-05-2010 04:53:06
Assunto: Re: Sem entender a NOTICIAS- AERUS
José esse acordo nao vai sair nunca,se fosse pra sair algo ja teria saído concorda? estao empurrando isso com a barriga, o Sr, Lula nao tem interresse nenhum,ja mostrou isso,ele só interessa em algo que for representativo a ele,a verdade é uma só,eles nao tem como justificar a falta de assunto e ficam dando desculpas,do tipo "olha nos estamos nos mexendo".cade a Graziella,era nao era tao amiga do lula,eu acho que eles estao nos segurando,dando paliativos pra nenhum de nos fazer uma besteira,se unir e partir pra cima,pra segurar as eleiçoes que estao vindo.ora vc ja pensou que um grupo de velhos adentrassem nuns dos areoportos BSB/GIG/GRU/POA/SSA ,bem na epoca de eleiçoes e atrassem os voos, bigamos bem numa 5a feira,fazer como o MST faz,ja pensou o escandalo? E olha meu amigo isso nao ta longe disso acontecer.

Minhas considerações:

Da mensagem de Zoroastro:
Conforme é do conhecimento de todos ficamos um ano aguardando o acordo proposto pela AGU e após este prazo fomos informados que o acordo  somente será possível após o julgamento da ação de defasagem  tarifária.
Em 18 de maio escrevi:
Esta ação “começou” em 2004. Dois anos antes da derrocada do Aerus. Era do Aeros e em 2006 o Aerus se juntou. Não é isso?

Bom, se desde 2004, já lá vão 6 anos! Se desde 2006, já lá vão 4 anos! 
Havia lido desde há muito tempo e com alguma persistência que o nosso esforço deveria ser canalizado para esta ação, que causou Agravos de Instrumento e a Suspensão de Liminar 127, mas, haja vista o tempo que passou imaginei que o pessoal, isto é, a maioria do pessoal, concluísse que deveria canalizar esforços para outras ações, judiciais e políticas. Não me parece que que tenha sido essa a escolha. Me parece, isso sim, que a maioria do pessoal continua siderada em torno do SNA e caterva. Paciência. São escolhas.

No meu atual entendimento deveríamos deslanchar uma ofensiva de mensagens para os ministros do STF – Supremo Tribunal Federal, sensibilizando-os, informando-os e comovendo-os para a urgência do julgamento do RE 571969 (Defasagem tarifária). Sei que já o fizemos. Mas devemos persistir. Porque essa sentença, definitiva, se julgada em favor da Varig, podemos, participantes do Aerus, sonhar em receber as poupanças dos ativos e os quinhões mensais dos inativos, pois que esse Instituto de Seguridade Social é o grande credor desse resultado favorável.

Que vai demorar dez anos, vinte anos para receber, por favor, isso é papo para desmotivar, desmobilizar e desviar atenções, esforços, ofensivas, etc… É preferível para os arautos dessa “verdade” nos manter enclausurados na esperança que eles, só eles, resolverão o nosso problema com os constantes, cansativos e abnegados ‘contatos políticos’ – justamente com aqueles que lhes têm em mãos.(!)
Vou continuar...

2 comentários:

  1. PÔ! Só agora irão pedir socorro à CUT? São do mesmo time "my god", a CUT manda e manda muito.
    Depois dizem que o SNA não enrola os velhos. Brincadeira!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-