quarta-feira, 12 de maio de 2010

Massamá




A Freguesia de Massamá está sensivelmente a meio do trajeto Lisboa/Sintra.
Faz parte da Cidade de Queluz, está integrada no concelho de Sintra, distrito de Lisboa, pertence à comarca de Sintra, à diocese de Lisboa e à Região Militar de Lisboa, encontrando-se a 15 km de Sintra. A jovem Freguesia de Massamá foi criada pela lei nº 36/97, de 12 de Julho, por desanexação da freguesia de Queluz, ficando a fazer parte, juntamente com as freguesias do Monte Abraão e de Queluz, da nova Cidade de Queluz, a qual foi criada pela lei nº 88/97,de 24 de Julho.
Povoado de origem árabe, o seu nome deriva do topónimo "MACTAMÃ", que se traduz por "lugar onde se toma boa água "ou "fonte ". Situado a meio caminho das praças fortes de Lisboa e de Sintra, era aqui que os antigos guerreiros, caçadores e viajantes costumavam parar, durante as suas viagens, para descansar e para se refrescarem a si e às suas montadas.
Na estação da CP – Comboios de Portugal, que fica em frente à minha casa, posso escolher: para um lado, Lisboa, para outro, Sintra.
O tempo não está mau. O sol aparece. Mas o que ainda não desapareceu é o vento gelado que teima em soprar, com maior ou menor velocidade, lá do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-