segunda-feira, 17 de maio de 2010

Futebol europeu: finais

Portugal:
Com dois gols do paraguaio Oscar Cardozo, o Benfica encerrou um jejum de cinco anos e conquistou o título do Campeonato Português ao derrotar, em casa, o Rio Ave por 2 a 1, neste domingo, 09 de Maio de 2010, em partida válida pela última rodada do torneio.
Os dois gols do Benfica, marcados aos 3 minutos do primeiro tempo e aos 33 minutos da etapa final, consagraram Cardozo como o artilheiro do Campeonato Português, com 26 gols. Campeão, o Benfica terminou o Campeonato Português, com 76 pontos e apenas duas derrotas.
Vice-campeão, o Braga encerrou sua participação no torneio com 71 pontos e empatou fora de casa com o Nacional por 1 a 1. Com a segunda colocação, a equipe vai disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa.
O Porto, que era o atual tetracampeão português, ficou na terceira colocação, com 68 pontos, após golear o União Leiria por 4 a 1, no sábado. O Sporting Lisboa terminou em quarto, 20 pontos atrás do Porto, ao bater o Leixões por 2 a 1, também no sábado.
AE - Agência Estado, 09 de maio de 2010 - 16h45

Porto
O Porto fez a festa no encerramento da temporada 2009/2010 do futebol português neste domingo, 16 de maio de 2010. Com gols de dois colombianos, Falcao e Guarín, os Dragões venceram o Chaves, time da Segunda Divisão, por 2 a 1 e levantaram o título da Taça de Portugal, competição mata-mata que segue os moldes da Copa do Brasil.
Sem muito esforço, o Porto fez 2 a 0 sem problemas no estádio Nacional do Jamor, em Lisboa. Aos 13, Guarín fez jogada individual e abriu o placar. Dez minutos depois, o brasileiro Hulk cruzou e Falcao, em posição duvidosa, fez o segundo.
Com o placar favorável e atuando contra uma equipe modesta que conseguiu ser rebaixada para Terceira Divisão do Campeonato Português, o Porto diminuiu o ritmo e foi cozinhando o jogo. Displicente, a equipe do goleiro brasileiro Helton acabou sofrendo um gol aos 40 do segundo tempo. O tento de Clemente incendiou o Chaves, que pela primeira vez em sua história chegava a uma final de Taça de Portugal.
No entanto, o Porto conseguiu se segurar - o time ainda teve o capitão Bruno Alves expulso após dar uma cotovelada em um rival - e garantiu seu 15º caneco do torneio, igualando-se ao Sporting em número de conquistas. O Benfica, com 24 títulos, segue como maior vencedor.
Globo esporte, Lisboa, 16/05/2010 16h51
Alemanha:
Bayern comemora a Copa e pensa na "tríplice coroa".

O Bayern de Munique provou mais uma vez que é no momento o melhor time da Alemanha. Neste sábado (15/05), o campeão da Bundesliga levou também a Copa da Alemanha, com um resultado indiscutível na decisão: 4 a 0 sobre o Werder Bremen, diante de 72.954 espectadores em Berlim.

O duelo entre os dois melhores ataques do país começou disputado, com chances para os dois lados. Aos 35 minutos, o zagueiro Per Mertesacker tocou a bola com a mão dentro da área e Arjen Robben abriu o placar na cobrança de pênalti. Com a vantagem, o Bayern teve mais espaço para jogar e dominou o segundo tempo, marcando mais três gols, com Ivica Olic (6min), Franck Ribéry (18) e Bastian Schweinsteiger (38).

O técnico Louis van Gaal exaltou a capacidade do time de jogar bem em jogos decisivos. "Mais uma vez, era um jogo de morte ou louros. E mais uma vez ficamos com os louros", celebrou o treinador holandês.

Apesar de ter dominado o futebol alemão na temporada 2009/10, o Bayern de Munique ainda tem pela frente o jogo mais importante do ano. No próximo sábado, dia 22 de maio, acontece a final da Liga dos Campeões da Europa, em Madri.

O adversário será a Inter de Milão, que venceu o Campeonato Italiano e a Copa da Itália. Quem vencer, conquistará a chamada "tríplice coroa", como é conhecida a conquista destes três torneios numa só temporada.

Este feito já foi obtido por cinco clubes europeus (Celtic Glasgow em 1967, Ajax Amsterdã em 1972, PSV Eindhoven em 1988, Manchester United em 1999 e Barcelona em 2009), mas nunca por alemães ou por italianos.


Espanha
Barcelona conquista o sétimo título em duas temporadas.

Ex-capitão do "dream team" de Johan Cruyff, "Pep" Guardiola, discípulo do técnico holandês, foi convidado a orientar a equipa catalã no verão de 2008 e concluiu a temporada em 2009 com o triunfo na Liga dos Campeões, no campeonato espanhol, na Taça do Rei, na Supertaça de Espanha, na Supertaça Europeia e no Mundial de Clubes.Um percurso notável do Barcelona, que conquistou esta temporada o segundo campeonato espanhol consecutivo, na despedida de Joan Laporta, impedido estatutariamente de se recandidatar à presidência do clube "blaugrana".O Barcelona terminou o campeonato com 99 pontos (a maior pontuação de sempre), apenas com uma derrota e seis empates.O argentino Messi, melhor jogador do Mundo, bisou frente ao Valladolid (despromovido) e concluiu a época como rei dos marcadores no campeonato espanhol, com 34 golos, enquanto o companheiro Valdés foi o guarda redes menos batido da competição, com 24 tentos.Lionel Messi igualou o brasileiro Ronaldo, que, em 1996/97, foi o melhor marcador do Barcelona de sempre na Liga espanhola, com 34 golos.Os "blaugrana", que golearam por 4-0 o Valladolid em casa na 38.ª e última jornada do campeonato, deixaram a três pontos o arquirrival Real Madrid, que não foi além de um empate 1-1 na visita ao Málaga de Duda, autor do golo da sua equipa e expulso já nos instantes finais do encontro.Quiçá no derradeiro jogo de Manuel Pellegrini no comando técnico do Real Madrid - o nome do português José Mourinho continua a alimentar rumores -, a equipa de Cristiano Ronaldo, titular em Málaga, e de Pepe foi, contudo, a mais produtiva da Liga espanhola, com 102 golos, contra 98 do Barcelona.

Destak/Lusa 16 | 05 | 2010   21h18

Itália
Inter de Milão

Não foi fácil como se esperava, longe disso, mas o Inter de Milão derrotou fora de casa neste domingo, 16 de Maio de 2010, o rebaixado Siena (1 a 0) e se sagrou campeão italiano pela 18ª vez (a quinta seguida). O argentino Milito, aos 12 minutos do segundo tempo, fez o gol que garantiu o scudetto ao time dos brasileiros Julio César, Maicon, Thiago Motta e Lúcio (o zagueiro ficou no banco de reservas neste jogo).


A conquista interista chegou a ficar ameaçada ao longo da última rodada. O time, que terminou o Italiano com 82 pontos, perderia a taça se empatasse sua partida. Isto porque o Roma, que acabou como vice-campeão (80 pontos), vencia seu jogo diante do Chievo por 2 a 0 (placar final) desde o primeiro tempo, em Verona. Se as duas equipes acabassem com a mesma pontuação, o Roma seria o campeão por levantar vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate.



Grécia
Panathinaikos vence e conquista mais um Campeonato Grego.

 uma vitória sobre o Iraklis, por 2 a 0, o Panathinaikos conquistou o título do Campeonato Grego, neste domingo. O time dos brasileiros Gabriel e Gilberto Silva chegou aos 67 pontos e não poderá ser mais alcançado pelo vice-líder Olympiacos, que tem 61, faltando apenas uma rodada. A equipe verde conseguiu interromper uma hegemonia do rival, que vinha desde 2004.

Mesmo não entrando em campo, o lateral-direito Gabriel comemorou a conquista.

- A torcida do Panathinaikos estava esperando por esse título há muito tempo e, felizmente, conseguimos acabar de vez com esse jejum. Os torcedores fizeram uma festa linda desde o início, cantando o jogo inteiro, e a cidade certamente vai parar nos próximos dias - disse o brasileiro, que destacou o primeiro gol como fundamental para o título.
- Um dos momentos mais emocionantes aconteceu no primeiro minuto de jogo com o gol de Cissé. Com isso, todos já sentiram que essa conquista viria realmente e foi confirmado com o segundo gol marcado por Sotiris Ninis. Esse é meu primeiro título na Europa e espero ter a oportunidade de conquistar outros - declarou.
O lateral-direito pode voltar a vestir outra faixa de campeão este mês, já que o Panathinaikos está na final da Copa da Grécia. O time do brasileiro vai enfrentar o Aris Salônica, no próximo dia 24, no Estádio Olímpico de Atenas.
Se conquistar essa taça também, o clube grego ficará marcado na história por garantir os dois principais títulos no país, a Copa da Grécia e o Campeonato Grego. Isso só aconteceu quatro vezes na história do Panathinaikos e que não acontece desde 1995. As outras vezes que o clube levou essas duas taças foram em 1991, 1986 e 1984.
Esse foi o 20º título nacional da história do Panathinaikos

Marseille bate Rennes e conquista o Campeonato Francês após 18 anos
O Marseille voltou a conquistar o Campeonato Francês depois de 18 anos de jejum. Nesta quarta-feira, a equipe derrotou o Rennes, em casa, por 3 a 1, e garantiu o troféu da competição nacional com duas rodadas de antecedência. O Marseille havia conquistado o Campeonato Francês pela última vez na temporada 1991-1992, quando o técnico Didier Deschamps, estava em campo.
Os marselheses entraram em campo já sabendo que uma vitória garantiria à equipe o título nacional, porque mais cedo o Auxerre, que iniciou a rodada na vice-liderança, foi derrotado pelo Lyon, fora de casa.
Com força total no ataque, o Marseille abriu o placar logo aos quatro minutos de partida, com o lateral esquerdo argentino Heinze, que disparou chute de longa distância e venceu o goleiro Douchez. A festa da torcida, que lotou o Stade Vélodrome, diminuiu aos 38 minutos do primeiro tempo, quando Briand mergulhou e de peixinho completou cruzamento, empatando a partida.
A apreensão da torcida marselhesa durou até os 30 minutos da segunda etapa, quando o astro Niang colocou a equipe novamente à frente. Após jogada construída pela direita, o atacante senegalês aproveitou rebote do goleiro adversário e mandou com o pé esquerdo a bola para o fundo das redes. A festa ficou ainda maior no minuto seguinte, quando o argentino Lucho Gonzalez bateu de fora da área, aumentou a vantagem do Marseille e garantiu o fim do incômodo jejum de 18 anos.
Faltando ainda duas rodadas para o término do Campeonato Francês, o Marseille soma 75 pontos e não pode mais ser alcançado por Lille e Auxerre, vice-líderes da competição com 67 pontos. Já o Rennes permanece na oitava colocação do certame, com 53 pontos ganhos, e não tem mais pretensões na competição.
Deschamps (esq), campeão em 1991-1992 como jogador, e em 2009-2010 como treinador

Inglaterrra
O Chelsea sagrou-se hoje campeão da liga inglesa de futebol ao vencer o Wigan Athletic por 8-0 em Stamford Bridge. Depois de José Mourinho, Carlo Ancelotti leva o Chelsea ao titulo que lhe fugia há 4 anos.

O Chelsea dos portugueses Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Deco, Hilário e Bosingwa, tornou-se hoje compeão da liga inglesa de futebol. Com oito golos sem resposta, a equipa de Ancelotti cilindrou o Wigan Athletic. Drogba fez um hat-trick e tornou-se no melhor marcador do campeonato ultrapassando Rooney na recta final.

Tal como José Mourinho, Carlo Ancelotti no ano de estreia em Inglaterra vence o título. Outro dado curioso: o Chelsea marcou 103 golos esta época.

O Manchester United, que esperava uma escorregadela do Chelsea, também venceu em Old Trafford o Stoke City por 4-0, num jogo em que Nani foi titular.

RTP Notícias, 09 de maio de 2010, 18h06


Drogba marcou três vezes, foto:getty images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-