quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cadê a luz?... Cadê o interruptor?... Velhinhos e velhinhas do Aerus...

Valdemar Habitzreuter

Já faz quase dez anos que as trevas predominam na casa Aerus onde a família variguiana tenta se refugiar e onde seus membros vivem às apalpadelas pelas paredes invisíveis e frias, na ânsia de encontrar um dispositivo que possibilite a vinda da luz com a qual pudessem se orientar, se acalentar e se reanimar no labirinto da vida.

Não é fácil viver na escuridão. Todos nós necessitamos de luz, da luz esclarecedora e propulsora do progresso e de vida melhor. Aliás, houve na História da Filosofia um movimento filosófico, no Sec XVIII, denominado ‘iluminismo’, para despertar a sociedade do sono irracionalista (sem se guiar pela razão) vigente desde a Idade Média, considerada a Idade das Trevas, com suas crenças e teorias retrógradas e estapafúrdias, sem análise e aprofundamento racional, como no caso das religiões que impunham suas doutrinas e seus dogmas misteriosos os quais teriam que ser aceitos pelos fiéis sem os questionar, ou do Estado que se prevalecia da ignorância do povo, posicionando-se acima de qualquer contestação.


Nós variguianos estamos na ‘Idade das Trevas’ e ainda não nos aconteceu o ‘iluminismo’ que afugentasse de vez a escuridão da injustiça que persiste em pairar sobre a família Aerus, embora uma ou outra luz nos tenha dado o ar de sua graça, mas logo tragada pelas tenebrosas forças da escuridão.

Na verdade, falta-nos a luz da vontade política de nossos congressistas que fogem da responsabilidade de trabalhar pelo povo que representam, não comparecem às sessões de votação dos projetos, e sem quórum não há ‘iluminismo’ para iluminar o rumo certo desse país. Nossa classe política é tenebrista e não iluminista.

No entanto, alguns influentes políticos, sensibilizados com o nosso drama, empunham suas tochas para mostrar ao restante de seus pares, que se faz premente uma rápida solução do caso Aerus. Mas, o que vemos? Simplesmente assopram com seus trazeiros fétidos para apagar a frágil luz de nossas esperanças. Muito já se fez para que se chegasse a uma solução. Mas, em vão. E pergunta-se agora: o que fazer de concreto?

Difícil sugerir uma ação concreta, depois de tantas que já foram tentadas. Mas, uma das mais eficazes seria tomar de assalto novamente o Salão Verde da Câmara dos Deputados e permanecer aí o tempo necessário até a aprovação da PL02. Haveria uma visibilidade mais ostensiva que incomodaria os parlamentares que transitam naquele espaço. Mas, quem se habilita a isso? E seria isso ainda viável? Caso sim, ter-se-ia de fazer uma ‘vaquinha’ para os recursos para tal empreitada e prover o necessário aos que lá acampassem, e, inclusive, que houvesse rodízio.

Os antigos filósofos gregos, sim, (respondendo ao Volkart) produziram e exportaram a ‘luz’ da sabedoria e da racionalidade política, com suas discussões e resoluções benéficas na ‘Polis’ (Congresso), mas até hoje a classe política brasileira não se deu conta disso, muito menos proceder à sua importação de tão elevado espírito democrático para dirimir os flagelos que atingem nosso povo.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 3-9-2015

Relacionados:

4 comentários:

  1. Heitor Rudolfo Volkart4 de setembro de 2015 às 00:14

    Prezado Habitzreuter,
    não poderia deixar de Compartilhar um comentário, espero que nas entrelinhas, de sua ilustração, nossos Colegas do Aerus se Iluminem, suas Sugestões, também muito boas, para tomarmos alguma iniciativa mais, como o Salão Verde, não sei se nos aceitarão lá novamente, mas se for viável, creio ser a melhor solução no momento, apesar de estar impossibilitado de comparecer, participarei financeiramente, com certeza. Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos filosóficos, mas sempre dentro da Realidade. Um Abraço,

    Heitor Rudolfo Volkart

    ResponderExcluir
  2. Caros Habitzreuter e Volkart,

    Nas entrelinhas citadas, está caracterizado um SETEMBRO NEGRO em nossas vidas e pasmem, parece existir um conluio de silenciadores na nossa rota ! Depois daquela sessão conjunta na câmara, ficou claro que os "representantes do povo", com raras exceções, são espelhos de um poder podre e que a mando de alguém evita sancionar o que já foi proferido pela Justiça...... Na casa dos meus setenta anos, estou pasmo e perco a serenidade face ao exposto. Como se não bastasse, marcam nova data, desmarcam e fazem "ajustes" para o improvável amanhã. É vergonhoso tudo isso. Vamos ao Salão Verde, junto às traças, gritar por nossos direitos ! JOÃO SOBREIRA ROCHA - aeroviário, cansado, decepcionado e contando os dias !

    ResponderExcluir
  3. Habitz, esse interruptor que dará literalmente à luz a uma nova consciência sobre o que fazermos , está dentro de cada um de nós.
    Enquanto não descobrirmos, ou melhor enquanto poucos descobrirem em favor de muitos, essa luz não irá se acender jamais.
    Não é tão difícil assim, mas tanto o interruptor quanto o caminho das pedras, não será mostrado porque ninguém consegue fazer isso, se o próprio prejudicado não quiser.
    Parece fácil mas não é, e eu que o diga, pelas experiências que tenho tido nesse sentido. Há vários caminhos, é só começar
    José Manuel

    ResponderExcluir
  4. Heitor Rudolfo Volkart4 de setembro de 2015 às 18:07

    Prezados Colegas, Varig, TransBrasil, solicito a todos que "curtem" este Blog, vamos iniciar um Movimento já, ""Salão Verde"" !! Compartilhem. Creio que teremos que ter em primeiro lugar alguém com Loby no Legislativo, talvez o Amaury, para podermos ter a ocupação do Salão, e ser viável, então organizarmos o lado financeiro, como Habitzreuter mencionou, o Grupo lá do Sul, as Comissões, participem, vamos fazer mais, pois em 22/9, não creio na Ratificação do PL, e também tenho a quase certeza que a Sanção, "ela"usará todos os 30 dias, e concluo que não receberemos mais este ano. Então, vamos nos Mexer. Se estivermos lá, isto os pressionaria muito, quanto a uma MP, acho improvável, pois "ela" já poderei ter emitido, há meses Atrás. Deixo aqui um pedido, Vamos nos Mexer. Um Abraço a Todos, Volkart.

    Heitor Rudolfo Volkart

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-