sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13 de agosto de 1899, nasce Alfred Hitchcock, mestre do suspense

Jorge Mourinha, Público, 13-08-2010

A 13 de agosto de 1899, Alfred Hitchcock nascia em Leytonstone, bairro popular quase nos limites do leste de Londres. O futuro mestre do suspense foi o segundo dos três filhos de William, merceeiro, e Emma, doméstica, e muitos dos sinais e marcas recorrentes do seu cinema vieram precisamente da sua infância. O seu fascínio por personagens falsamente acusadas, inocentes injustiçados e falsos suspeitos nasceu do hábito de o seu pai o enviar à esquadra local com um bilhete na mão, pedindo ao agente de serviço para o trancar numa cela por dez minutos, como castigo por alguma traquinice. E os traumatismos maternais de Norman Bates em Psico foram inspirados pelos castigos que a mãe lhe infligia em miúdo, forçando-o a ficar horas sem fim de pé ao fundo da cama dos pais. Hitchcock não parecia, no entanto, fadado a uma carreira no cinema; já gordinho em criança, estudou num colégio de jesuítas e depois formou-se em desenho técnico, arranjando emprego nessa área. Foi o seu interesse pela fotografia que o levou a procurar emprego nas produtoras de cinema ainda nos tempos de miúdo, começando em 1920 por trabalhar como desenhador de genéricos e intertítulos (os cartões descritivos que entrecortavam a acção). 
Ascendendo progressivamente a cargos de maior importância, realizou o seu primeiro filme em 1925, The Pleasure Garden, um fracasso comercial, e obteve o seu primeiro grande sucesso em 1926 com O Inquilino Sinistro, que considerava ser o seu primeiro filme “de autor” e o primeiro em que punha em acção as suas ideias sobre a construção do suspense.
Naturalizado americano em 1956, embora mantendo a cidadania britânica, faleceu em Los Angeles a 29 de Abril de 1980, aos 80 anos de idade, de falha renal. O seu bairro natal imortalizou-o numa série de mosaicos reproduzindo cenas dos seus filmes colocados na estação local de metro.

Capa do DVD do filme "Psicose", realizado em 1960

Tippi Hedren no filme "Os pássaros", realizado em 1963

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-