sábado, 22 de junho de 2013

"Os estudantes que estão nas ruas não pertencem à UNE, pertencem à banda boa das universidades públicas e privadas"

Em 20 de junho de 2013 12:44, BATALHA <fernando.batalha@uol.com.br> escreveu:
Ao jornalista Ilimar Franco,
Postei a msg abaixo para meus contatos na Internet. Peço, caso você julgue conveniente, replicar. Admiro o jornalismo livre, isento, profissional, como o de Mirian Leitão, Merval Pereira, Sardenberg e outros do O GLOBO, a Folha, o Estadão e muitos outros. Não vejo em você essa isenção. Estou pronto para receber sua réplica, caso considere importante a crítica que pretende ser construtiva, de um leitor.
Cordialmente,
Fernando Batalha 

*****************
De: BATALHA [mailto:fernando.batalha@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 20 de junho de 2013 12:19
Para: fernando.batalha@uol.com.br
Cc: resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Assunto: PERIGO IMINENTE

PERIGO IMINENTE

O jornalista Ilmar Franco escreveu hoje em sua coluna Panorama Político ( 0 GLOBO – página 2 ): “ O movimento social organizado pretende se incorporar aos protestos no país. Militantes de MST, UNE, UBES, UJS, PT e PCdo B, com suas bandeiras, prometem engrossar as manifestações. A repercussão desta intervenção será conhecida hoje, na Avenida Paulista, em São Paulo, quando os militantes organizados marcharem ao lado da massa inorgânica liderada pelo Movimento do Passe Livre.

Grifei a mensagem subliminar, que para mim é uma forma sub-reptícia usada para esconder o verdadeiro objetivo desses movimentos sociais: reverter a sensação de repulsa ao governo, dando a volta por cima. Já pensaram o que acontecerá quando os 6.000 “ médicos “ cubanos se juntarem a essa malta de MST, UNE, UBES, UJS, PT e PCdo B?

Acredito que eles não conseguirão infiltrar-se, mas não podemos desprezar essa hipótese.
Fernando Batalha

***************

De: Ilimar Franco - Redação Suc BSB - O GLOBO [mailto:ilimar@bsb.oglobo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 20 de junho de 2013 16:03
Para: BATALHA
Assunto: Re: PERIGO IMINENTE

Caro Fernando,
Obrigado pela leitura e por ter escrito.
Independente do mundo que você acredite, não brigue com os fatos.
Os militantes de partidos e entidades não são organizados? São o quê?
Os manifestantes que não pertencem a nenhuma organização,
e manifestam antipatia a todas elas não são inorgânicos? São o quê?
Você acha mesmo que esta conta será paga
por apenas um grupo de partidos ou um tipo de governo?
Eu não tenho as suas certezas. Os cientistas políticos com quem tenho conversado Paulo Kramer, João Francisco Meira, Ricardo Guedes e Antônio Lavareda também não.
Quanto a mim, quero deixar claro que admiro o "jornalismo livre, isento e profissional" até de quem relata informações que não correspondem ao que acredito ou desejo.
Ilimar Franco

**************
 
Caro jornalista Ilimar Franco, inicialmente agradeço a sua resposta e a presteza com que o fez. Responderei por partes às suas perguntas.

1ª. Pergunta: Os militantes de partidos e entidades não são organizados? São o que?

Resposta: Depende do significado semântico que você dá ao termo “organização”. É óbvio que, em se tratando de partidos políticos, são pessoas jurídicas “organizadas” na forma estipulada na Lei Orgânica dos Partidos, fiscalizados pela Justiça Eleitoral. A propósito, discute-se, no momento, no Congresso, a possibilidade de serem criarem novos partidos políticos e o que está em votação é um casuísmo pois não interessa à base política do governo a criação da REDE, de Marina Silva.

No caso das “entidades”, cada caso é um caso. Se não, vejamos:


MST – Não tem personalidade jurídica. E nem poderia tê-lo, pois a lei veda o registro de entidades cujos propósitos colidem com os princípios da Democracia e da Cidadania. Invadir propriedades rurais e repartições públicas (o Incra é vítima habitual) não pode ser objetivo de uma organização, sob qualquer forma jurídica, para que possa ser formalizada em contrato social ou estatuto. O MST recebe vultosas verbas orçamentárias, das quais não presta contas. Seus dirigentes (Stédile, por exemplo) não fazem nada além de participar do MST, mas todos estão muito bem de vida (sobre isso existem muitas reportagens na mídia). Portanto, o MST não faz jus ao status de organização, a não ser que se acrescente o adjetivo “criminosa”. Organização criminosa cabe bem ao MST.

UNE – Tem personalidade jurídica. Mas não representa mais os estudantes por ter-se vendido ao governo. Os quarenta milhões de reais destinados pelo governo Lula à UNE para a construção de sua sede desapareceram como que por encanto. A maioria de seus integrantes é oriunda da banda podre das universidades públicas (alunos de cursos não profissionalizantes, salvo raras exceções). Os estudantes que estão nas ruas não pertencem à UNE, pertencem à banda boa das universidades públicas e privadas (estas últimas não têm banda podre, pois somente oferecem cursos profissionalizantes, que têm empregabilidade) 

UBES – É uma UNE junior.

UJS – Grupo também informal (sem personalidade jurídica) cujo objetivo é implantar uma ditadura comunista no Brasil. Seus lideres são Fidel (líder democrata cubano) e King John (líder democrata da Coréia do Norte).

PT – Partido político cujos militantes, segundo um dos maiores pensadores brasileiros (Roberto Campos), são TRABALHADORES QUE NÃO TRABALHAM, ESTUDANTES QUE NÃO ESTUDAM E INTELECTUAIS QUE NÃO PENSAM.

PC do B – Partido político cujos militantes foram genialmente conceituados por Stanislau Ponte Preta (Sérgio Porto) como pertencentes à esquerda festiva, que adora saraus de granfinos e coquetéis beneficentes. Recentemente, o PC do B e outros partidos de esquerda festiva (PSTU, PCB, PSOL) lançaram proclamação em apoio à República Democrática da Coreia do Norte, “vítima de agressão do imperialismo americano”. Logo depois, deram o dito pelo não dito, percebendo o fiasco público, pois o povo brasileiro é totalmente averso ao comunismo. O ministro dos Esportes que participou da negociação de que resultou a infeliz eleição do Brasil para sediar a Copa do Mundo em 2014 foi defenestrado do governo por denúncias de corrupção e hoje é um mero suplente de vereador em São Paulo. O atual ministro dos Esportes, também do PC do B (a pasta dos Esportes foi loteada para o PC do B), rendeu-se incondicionalmente à FIFA, que dita ordens no Brasil como se fosse mais um dos poderes da República, e tornou-se conivente, por omissão, com o superfaturamento dos estádios,  reformados uns e construídos outros. A estrondosa vaia que a presidente recebeu no estádio Mané Garrincha, que custou 1,2 bi, é um sinal dos novos tempos que começaram semana passada.

2ª. Pergunta: Os manifestantes que não pertencem a nenhuma organização, e manifestam antipatia a todas elas não são inorgânicos? São o quê?

Resposta: Sim, são inorgânicos e aí reside a força e a credibilidade do movimento. E são inorgânicos como soem ser todas manifestações públicas espontâneas. E querem continuar inorgânicos, não aceitando a intromissão de partidos políticos e organizações sociais (existe isso?). As manifestações espontâneas, inorgânicas, constituem o jus esperneandi de um povo que, de longa data (com maior intensidade a partir do 1º Governo Lula), vem sendo espoliado pelo governo através de impostos escorchantes, que se transformam em verbas orçamentárias mal aplicadas ou roubadas pelos corruptos enquistados em todos setores dos governos da União, Estados e Municípios.  Com escolas e hospitais malbaratados, mesmo assim o ex-presidente teve a desfaçatez de declarar que A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL BEIRA A PERFEIÇÃO! Será que ele estava, inconscientemente, se referindo ao Hospital Sírio Libanês, referência mundial no combate ao câncer? Uma das palavras de ordem dos manifestantes falam por si só: NÃO QUEREMOS ESTÁDIOS, QUEREMOS ESCOLAS E HOSPITAIS.

3ª. Pergunta: Você acha mesmo que esta conta será paga por apenas um grupo de partidos ou um tipo de governo?

Resposta: a conta será paga pelo governo e pelos políticos de todos os partidos, tanto os de sustentação do governo quanto os de oposição (que, na prática, não existe), pois,  no imaginário popular, os políticos são os maiores responsáveis pela deterioração ética e moral do Estado brasileiro.  Quanto à opinião dos soit disant cientistas políticos, para mim eles não têm respaldo científico para o que dizem. O mínimo que se pode dizer deles é que não foram capazes de perceber a insatisfação que levou o povo à rebelião e que sempre se pautaram pelo resultado das pesquisas de opinião realizadas pelos chamados popularmente de “ institutos de pesquisa chapa branca “ (IBOPE, CNT-SENSUS, DATA FOLHA e VOX POPULI). Por isso, estão totalmente dissociados da realidade. Como explicar o resultado das pesquisas do IBOPE e do CNT – SENSUS que, apesar de registrarem queda da popularidade da presidente, ainda a mantiveram com elevada aceitação tanto pessoal quanto de seu governo, três dias antes das manifestações? A voz das ruas indica o contrário. Será que os kramers, meiras,  guedes e lavaredas vivem no munda da lua? Creio que sim.

As emissoras de TV, em seus noticiários de ontem, confirmados pelos jornais de hoje (inclusive o O GLOBO), mostraram o repúdio dos manifestantes, até mesmo através de atitudes agressivas, à participação desses partidos e entidades.

Portanto, a bem da verdade, espero que você, que admira o "jornalismo livre, isento e profissional",  volte ao assunto em sua coluna Panorama Político para informar o resultado da desastrada tentativa de intromissão do “movimento social organizado” nas manifestações de rua, em complemento ao fez publicar: O movimento social organizado pretende se incorporar aos protestos no pais. Militantes de MST, UNE, UBES, UJS, PT e PCdo B, com suas bandeiras, prometem engrossar as manifestações. A repercussão desta intervenção será conhecida hoje, na Avenida Paulista, em São Paulo, quando os militantes organizados marcharem ao lado da massa inorgânica liderada pelo Movimento do Passe Livre “.
Cordiais saudações,

Fernando Batalha

Um comentário:

  1. Caro Jim,

    Ler tudo isto me deu uma sensação de estômago embrulhado com vontade de vomitar. Puta merda, como tem idiotas nesas merda desse país chamado Brasil!

    Imagine um povo dividido em miríades de facções. Vai para onde? Para a merda mesmo!

    Porra, me deixem em paz! Eu não quero mais saber do que acontece nessa merda de país de um povo de merda, faz favor!!!

    Otacílio

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-