domingo, 23 de junho de 2013

Tudo que uma médica BRASILEIRA, que trabalha no interior, quer falar pra a "Presidenta"

“Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez.”


Fernanda Melo
Dilma, deixa eu te falar uma coisa: este ano completo 7 anos de formada pela Universidade Federal Fluminense e, desde então, por opção de vida, trabalho no interior. Inclusive hoje, não moro mais num grande centro. Já trabalhei em cada canto... Você não sabe o que eu já vi e vivi, não só como médica, mas como cidadã brasileira. Já tive que comprar remédio com o meu dinheiro, porque a mãe da criança só tinha R$ 2,00 para comprar o pão. Por que comprei? Porque não tinha vaga no hospital para internar e eu já tinha usado todos os espaços possíveis (inclusive do corredor!) para internar os mais graves. Você sabe o que é puxadinho? Agora, já viu dentro de enfermaria? Pois é, eu já vi. E muitos. Sabe o que é mãe e filho dormirem na mesma maca porque simplesmente não havia espaço para sequer uma cadeira? Já viu macas tão grudadas, mas tão grudadas, que na hora da visita médica era necessário chamar um por um para o consultório porque era impossível transitar na enfermaria? Já trabalhei num local em que tive que autorizar que o familiar trouxesse comida (não tinha, ora bolas!) e já trabalhei em outro que lotava na hora do lanche (diga-se refresco ralo com biscoito de péssima qualidade) que era distribuído aos que aguardavam na recepção. Já esperei 12 horas por um simples hemograma.

Já perdi o paciente antes de conseguir uma mera ultrassonografia. Já vi luva descartável ser reciclada. Já deixei de conseguir vaga em UTI pra doente grave porque eu não tinha um exame complementar que justificasse o pedido. Já fui ambuzando um prematuro de 1Kg (que, óbvio, a mãe não tinha feito pré-natal!) por 40 Km para vê-lo morrer na porta do hospital sem poder fazer nada. A ambulância não tinha nada...Tem mais, calma! Já tive que escolher direta ou indiretamente quem deveria viver. E morrer... Já ouvi muito desaforo de paciente, revoltado com tanto descaso e que na hora da raiva, desconta no médico, como eu, como os meus colegas, na enfermeira, na recepcionista, no segurança, mas nunca em você. Já ouviu alguém dizer na tua cara: meu filho vai morrer e a culpa é tua? Não, né? E a culpa nem era minha, mas era tua, talvez. Ou do teu antecessor. Ou do antecessor dele... Já vi gente morrer! Óbvio, médico sempre vê gente morrendo, mas de apendicite, porque não tinha centro cirúrgico no lugar, nem ambulância pra transferir, nem vaga em outro hospital? Agonizando, de insuficiência respiratória, porque não tinha laringoscópio, não tinha tubo, não tinha respirador? De sepse, porque não tinha antibiótico, não tinha isolamento, não tinha UTI? A gente é preparado pra ver gente morrer, mas não nessas condições. Ah, Dilma, você não sabe mesmo o que eu já vi! Mas deixa eu te falar uma coisa: trazer médico de Cuba, de Marte ou de qualquer outro lugar, não vai resolver nada! E você sabe bem disso. Só está tentado enrolar a gente com essa conversa fiada. É tanto descaso, tanta carência, tanto despreparo...

As pessoas adoecem pela fome, pela sede, pela falta de saneamento e educação e quando procuram os hospitais, despejam em nós todas as suas frustrações, medos, incertezas... Mas às vezes eu não tenho luva e fio pra fazer uma sutura, o que dirá uma resposta para todo o seu sofrimento! O problema do interior não é falta de médico. É falta de estrutura, de interesse, de vergonha na cara. Na tua cara e dessa corja que te acompanha! Não é só salário que a gente reivindica. Eu não quero ganhar muito num lugar que tenha que fingir que faço medicina. E acho que a maioria dos médicos brasileiros também não.
Quer um conselho? Pare de falar besteira em rede nacional e admita: já deu pra vocês! Eu sei que na hora do desespero, a gente apela, mas vamos combinar, você abusou! Se você não sabe ser "presidenta", desculpe-me, mas eu sei ser médica, mas por conta da incompetência de vocês, não estou conseguindo exercer minha função com louvor!
Não sei se isso vai chegar até você, mas já valeu pelo desabafo!
Título, Imagem e Texto: Fernanda Melo, médica, moradora e trabalhadora de Cabo Frio, cidade da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro, 23-06-2013

4 comentários:

  1. O Plano Sórdido do PT

    Os Petista prosseguem com seu Plano Totalitário e Ditatorial, na tentativa de acabar com a Classe Média.
    Na realidade o que está em jogo não é buscar Médicos em Cuba para melhorar a saúde da população Brasileira, mas sim implantar um regime semelhante ao que existe de pior nos países mais atrasados do mundo. Para isso é necessário acabar de vez com a Classe Pensante, aqueles que reagem porque se informam.
    E onde estão estes?
    Na Classe Média!
    Haviam favelados no Movimento de Protesto? Claro que não pois estes não tem acesso à informação. Talvez entre os baderneiros e saqueadores, que só querem se dar bem sem esforço próprio...
    Existindo apenas a Classe pobre, ignorante e por isso mesmo manipulável com as bolsas misérias que trazem a ilusão de que o Governo tudo dá (tirando dinheiro da cartola) e que não é preciso trabalhar mais, fica extremamente fácil de explorar o povo.
    A Classe rica, na outra ponta, e extremamente reduzida, será a dos Líderes do Partido!
    É a ESCRAVIDÃO MODERNA à custa da ignorância e do sucateamento da educação.
    Trazendo Médicos de Cuba o Governo vai escangalhar com os salários dos profissionais brasileiros desta categoria.
    E em seguida fará o mesmo com Dentistas, Engenheiros e com todas as outras categorias profissionais!
    E você e sua família passarão da Classe Média para a Classe Pobre.
    Simples assim!
    Já está fazendo como a categoria dos Aeronautas permitindo o ingresso de Companhias Aéreas Estrangeiras no chamado céus abertos, sem a exigência de que elas estejam autorizadas a vir para cá desde que contratem mão de obra nacional. A desculpa esfarrapada do Governo é oferecer passagens mais baratas para o povo, mas quanto aos empregos, danem-se os Aeronautas Brasileiros. Claro! Pois assim procedendo estará jogando para a Classe Pobre esta categoria profissional e ajudando a acabar com a Classe Média.
    Duvida do que eu escrevi acima?
    Digite no GOOGLE: "Marilena Chauí" e conheça o pensamento dessa pústula que é considerada a musa do PT.
    Frase preferida desta verme: - 'Antes eu era agnóstica. Hoje acredito em Lula'. Eis aí o DEUS dela.
    Abram os olhos enquanto há tempo!

    ResponderExcluir
  2. E eles NÃO SABEM O PORQUE DAS MANIFESTAÇÕES. CONTINUAM NAQUELA POLITICA "DE EU NÃO SEI DE NADA, POR ISSO NÃO TENHO RESPONSABILIDADE"

    ResponderExcluir
  3. Tudo isso é muito comovente e dito por pessoas com conhecimento de causa, como esta médica....



    MAS CONTINUO AFIRMANDO, ENQUANTO ESTIVER SÓ EM EMAILS, FACEBOOK, JORNAIS E REVISTAS....NADA VAI ACONTECER....AS PASSEATAS NAO PODEM PARAR, A PRESSAO NAS RUAS É QUE CAUSA O EFEITO MAIOR....TANTO QUE ESTÁ SENDO DIVULGADO POR MUITOS PAISES.....


    Quando as pessoas sabem que sou brasileira, vao logo perguntando se eu estou de acordo com tudo que está acontecendo no Brasil...


    Tenho duas respostas: SIM, concordo com as passeatas e indignaçao do povo....estao cobertos de razao!!!!!


    Mas NAO concordo com a miséria, falta de ensino, falta de hospitais, etc...e, PRINCIPALMENTE, NAO concordo com os governantes ladroes, corruptos, e foras da lei que lá se instalaram e estao acabando com nosso Brasil!!!!!!


    Bjs,
    Ilca

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o comentário que fica em Abre Aspas e Finaliza em Fecha Aspas e após ele meu comentário.

    Abre Aspas

    MAS CONTINUO AFIRMANDO, ENQUANTO ESTIVER SÓ EM EMAILS, FACEBOOK, JORNAIS E REVISTAS....NADA VAI ACONTECER....AS PASSEATAS NAO PODEM PARAR, A PRESSAO NAS RUAS É QUE CAUSA O EFEITO MAIOR....TANTO QUE ESTÁ SENDO DIVULGADO POR MUITOS PAISES.....

    Fecha Aspas
    Meu comentário:

    O nosso Heróis Estudantes e a digna Comunidade Gay, já recebida pela Presidente DILMA, parece-me que já saíram do Planalto convencidos que tudo já esta entrando nos eixos, ledo engano, pois os "especialistas em mentir para o Povo" estão alojados nos Poderes da Republica. Para ontem dia 1° de Julho havia sido convocada uma Greve Geral, que não ocorreu, uma vez que o numero de INSATISFEITOS era ínfimo.
    Continuo batendo na tecla que 50% do Povo Brasileiro são PÁVIDOS (medrosos e cagões),30% são os que tiram vantagens com os Poderes que ai estão (ricaços, banqueiros, Industriais poderosos, Empreiteiras, e outros), 10$ Os acomodados que ficam sentados na beira da praia, esperando o mar pegar fogo para comer sardinhas assadas e, por fim 10% os IMPÁVIDO, verdadeiros Cidadãos e Cidadãs que são corajosos que em Manifestações Pacificas não tem vergonha de pintar a cara de verde e amarelo e não a esconder como os baderneiros infiltrados pelos interessados em desviar o foco das reivindicações justas e necessárias utilizando nosso dinheiro, escandalosamente retirados de nossos bolsos, com a cobrança de impostos.
    Acho que foi um bom inicio as Manifestações, mas, os "Organizadores Indignados" que querem um BRASIL para todos, terão que recrutar, melhor dizendo mostrar aos pais dos Estudantes que eles junto com as comunidades sejam lá quem for, sair para as ruas e mostrar diferença que ELES fazem quando querem mudar o Rumo da Nação, que caminha para uma DITADURA BRANCA camuflada com pele de cordeiro. tentativa esta do Partido dos Trabalhadores e seus Aliados.
    Estou a caminho dos meus 76 anos, mas ainda tenho forças suficientes para mostrar que sou um Cidadão Impávido, pronto para ajudar o Brasil melhorar, mas, um bando de aves brancas, só não vazem o verão que tanto almejamos.

    Nelson Schuler
    Aeroviário Aposentado, 75 anos - Brasileiro Indignado.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-