terça-feira, 26 de julho de 2016

Preditores do voto

Cesar Maia         
1. Nos últimos meses, o instituto de pesquisas GPP realizou uma série de cruzamentos de pesquisas sobre as prioridades dos CARIOCAS, os problemas que enfrentam e o que esperam do futuro e de novos governos.
         
2. É claro que a percepção das pessoas está afetada por sua vida, por suas relações, pelas notícias que leem, ouvem e veem, e não só pelas ações dos governos - federal, estadual e municipal.
         
3. Tradicionalmente, os sociólogos e politólogos entendem estas percepções como predições de voto. Várias vezes o cidadão entende que uma questão é importante para ele, mas não acredita que os governos serão capazes de resolver esse ou aquele problema.
         
4. Nesse sentido, uma prioridade para o cidadão pode não ser um preditor de voto de escolha dos governantes. No caso, isso se aplica inteiramente à situação atual que vive o carioca.
         
5. Os menores preditores seriam Segurança, com 1,9; Trânsito, com 1,8; e Geração de Empregos com, 1,1. Com a proximidade da eleição municipal é provável que esses menores preditores estejam relacionados com as responsabilidades de um futuro governo municipal.
         
6. Quais são os maiores preditores de voto nessa conjuntura? Em primeiro lugar, a "Capacidade e Eficiência Administrativa", com 22,2; em segundo lugar, as "Obras de Urbanização e Infraestrutura", com 19,7; e em terceiro lugar "Postos de Saúde e UPAs”, com 9,4. A "Preparação da Cidade para a Olimpíada", como seria natural, vem em seguida, com 8,1.
         
Título e Texto: Cesar Maia, 26-7-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-