sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

[Flagrantes do quotidiano] Os fura-filas

Ângela Marques

Quando eu a vi, de carrinho cheio e cheia de pressas, abrandei o passo: não tinha urgência em pagar as toalhitas de marca branca que levava nas mãos e tive o pressentimento de que estava perante um cinturão negro das filas de hipermercado. Em dois minutos, o cesto dela confirmou o meu sexto-sentido – lançado por cima da minha cabeça para cima do tapete rolante, ele era o rei daquela selva.

Só que é Natal e no Natal a lei da selva não ganha nem à lei da bala. “Podem passar a esta caixa, por favor, pela mesma ordem”, ouvi. Ouvi eu, ouviu ela, ouvimos todos, só Deus não ouviu ou teria impedido aquilo que aconteceu a seguir. Ao sinal de nova caixa aberta, caíram chuvas e trovões: eu encolhi-me, ela girou como o diabo da Tasmânia versão Looney Tunes, eles correram como se isso lhes devolvesse a alegria e os duodécimos, tudo de uma vez e com juros. Tive a certeza: o mundo ia acabar comigo a tentar comprar toalhitas – e por esta é que eu não esperava.

A recompor-me da passagem do tornado Taz, vi-a avançar para a outra caixa, para logo recuar, deslocada, incrédula e revoltada – sobretudo revoltada. Fisgando um grupo que já espalhava as suas compras pelo tapete vazio, ela não falou, expeliu o que sentia: “Que falta de civismo. Que falta de civismo. Que falta de... civismo!”

Voltando à fila de partida, tirou-me do jogo com uma carga de ombro e continuou, já para a bancada: “Que falta de civismo. Só neste país.”

Tive vontade de a abraçar. Tive vontade de a acalmar e de lhe dizer que, não, o que faz falta a este país não é um novo Salazar. Tive vontade de abraçar porque a luta que ela ali tinha travado é de todos. É que, sim, os fura-filas andam aí – ela, por exemplo, tinha acabado de se transformar numa.
Título e Texto: Ângela Marques, Revista Sábado, nº 711, de 14 a 20 de dezembro de 2017

Anteriores:

Um comentário:

  1. Baseado neste rico relato, vou editar (assim que Jim tiver um tempo) um conto ("A filha na fila") que criei antes de 2000 (quando ainda havia uma réstia de civismo).

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-