Para resolver o quebra-cabeças basta 20 lances ou menos. Número foi encontrado pelo grupo do matemático Morley Davidson.
O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, que desde 1974 tem partido a cabeça a gerações de adolescentes e dado ao mundo génios que de outra forma ficariam insuspeitos, pode afinal ser resolvido em apenas 20 movimentos, ou menos, segundo o resultado de um estudo realizado por uma equipa internacional de investigadores e publicado online em www.cube20.org
O grupo, coordenado pelo matemático Morley Davidson, da Universidade de Kent, nos Estados Unidos, põe assim um ponto final numa competição que durava há 30 anos. O objectivo era chegar ao número possível de movimentos para resolver o quebra-cabeças geométrico e tridimensional, composto de 26 cubos mais pequenos ligados entre si, inventado pelo húngaro Ermo Rubik, em 1974.
"Todo o puzzle do cubo pode ser resolvido em 20 movimentos ou menos", afirma o coordenador da equipa.
O matemático norte-americano Morwen Thistlethwaite, da universidade sulista do Tennessee, foi o primeiro que se arriscou na corrida para encontrar o tal número de movimentos, e em 1981 apresentou os seus cálculos: 52 movimentos eram suficientes, disse ele. As coisas ficaram assim durante algum tempo.
No entanto, 11 anos mais tarde, um outro matemático, o holandês Hans Kloosterman, melhorou a performance do americano, baixando o número para 42.
Já nesta década, em 2008, foi a vez de dois americanos apresentarem um novo recorde. Tomas Rokicki e John Wellborn fizeram descer as contas para 22 movimentos.
Agora foi a vez de Morley Davison e o seu grupo se lançarem ao problema. Reduziram, por simetria, o número de grupos de combinações possíveis de 2,2 mil milhões para 56 milhões e foi esse o número que usaram no cálculo, que assim ficou facilitado.
Diário de Notícias, 14-08-2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-