quarta-feira, 11 de abril de 2012

Qual é o pior: PSDB ou PT?


Almir Papalardo
Amigos, agora vou postar o motivo que me leva a condenar mais o Partido dos Trabalhadores do que o Partido Social Democrata Brasileiro. Não tenho a menor dúvida quanto a isso. Queixo-me mais do PT e explico o porquê, já que alguns amigos pensam, equivocadamente, que eu faço campanha para o PSDB. Garanto que não é por gosto e sim por estratégia política e opcional.
Os dois partidos juntos, perfazendo um período de 17 anos, 3 meses e 10 dias, representados pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso - PSDB, Luiz Inácio Lula da Silva - PT e Dilma Rousseff - PT, foram os terríveis algozes dos velhos aposentados.
Na verdade os segurados da Previdência Social nunca foram olhados com bons olhos, desde que o Brasil passou a ser governado por presidentes civis, eleitos através do voto. Os aposentados após o regime militar, ganharam a antipatia dos presidentes pela obrigação de nos sustentarem, sem nada receber em troca. Cessaram as nossas contribuições, por isso somos considerados peso morto para o Brasil. Analisemos agora a atuação tucana e petista de cada um deles:

* FHC/PSDB - Iniciou o seu governo consolidando a contenção da inflação galopante que assolava o Brasil. Nos primeiros anos da sua gestão, em 1996 e 1997, concedeu para os aposentados um aumento com percentual até maior do que deu para o salário mínimo, respectivamente, 15% e 7,76%, enquanto dava para o salário mínimo, l2% e 7,14%. Em 1998 teve a infeliz e covarde ideia de criar o fator previdenciário (corte no início da aposentadoria que pode chegar até 40%), e o desvínculo do reajuste de aposentados e pensionistas do reajuste do salário mínimo.
Começava aí a degradação das nossas aposentadorias. Até o fim do seu governo, em 2002, tirou-nos um percentual de 22,39%, com o que, obviamente, não concordávamos… não sabíamos entretanto, que o pior ainda estaria por vir...

* Lula/PT - Ganhou as eleições de 2002 com milhões de votos de aposentados, que coitados, iludidos com as falsas promessas de Lula, muitos até não mais votavam pela isenção que o TRE lhes concedia, voltaram a atualizar seus títulos de eleitor, no propósito de arrancar o PSDB do poder, concedendo-o ao Lula, convictos que teriam de volta as suas perdas de 22,39%, pois promessas de terem uma aposentadoria igual ao do aposentado europeu não faltavam da boca do petista. Não parou por aí, os cortes nos nossos proventos quase que dobrou. Lula, impiedosamente, nos tirou, nos seus dois mandatos, 42,75%. E compute-se ainda dois vetos, duas punhaladas profundas no peito dos aposentados: Vetou um aumento de 16,67% que nos fora dado em 2006 pelo Congresso para minimizar defasagens e, vetou também, o fim do fator previdenciário. É pouco ou quer mais?

* Dilma/PT - Com apenas um ano e quatro meses de governo, já nos cortou dos benefícios 8,44%, concretizando o que mais temíamos: a continuidade da discriminação contra aposentados. Definitivamente o PT não gosta de aposentados. Foi a presidente que teve a coragem, no reajuste deste ano, de não nos conceder, como vinha acontecendo, pelo menos o mesmo índice da inflação. Deu-nos só 6,08%, enquanto a inflação oficial foi de 6,50%, O que é isto, dona Dilma? Por que maltratar tanto assim os idosos aposentados, que também são cidadãos como qualquer um, merecedores de uma boa cidadania como todos os brasileiros?
É por isto o que eu mais queria era destronar o PT, embora tivesse que pôr no trono novamente o PSDB, porque alguma coisa tinha que mudar, e na verdade, não tínhamos outra opção. Depois de concretizada a mudança, depois de respirar profundamente, pensaríamos como reiniciar nossas lutas se o PSDB não tivesse aprendido a lição e voltasse a nos perseguir.
No entanto, sugiro aos aposentados inconformados, que façam suas reclamações em alto nível, porque se baixarmos o nível, com insultos e acusações indelicadas, nada conseguiremos a não ser ojeriza maior dos governantes, que podem até intensificar nosso massacre, o que, ninguém me tira da cabeça, aconteceu com o presidente Lula. O PT e o PSDB, que adotam medidas contra aposentados, são os únicos partidos no entanto, que podem dar um fim neste preconceito, dadas as suas indiscutíveis potências no cenário político.
Título e Texto: Almir Papalardo, 11-04-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-