quinta-feira, 3 de setembro de 2015

"A teologia é uma disciplina que padece do mal do adolescente."

"Very different is the view of modern liberalism. The modern liberal rejects not only the doctrine of plenary inspiration, but even such respect for the Bible as would be proper over against any ordinarily trustworthy book. But what is substituted for the Christian view of the Bible ? What is the liberal view as to the seat of authority in religion?"
Gresham Machen in “Christianity and Liberalism”


Vitor Grando 
Essa é uma verdade perceptível a qualquer um que já tenha dialogado com um teólogo de orientação liberal ou estudado com eles. É aceitável que alguém não aceite a Bíblia como fruto da inspiração divina. Isso é um ponto.

Mas no afã de se amoldarem à mente moderna, que os liberais têm como o critério máximo da verdade, não só não se entende a Bíblia como divinamente inspirada, mas como também não se tem por ela o mínimo de respeito que se tem por qualquer literatura antiga importante.

Ninguém lê A República de Platão buscando desconstruir cada uma das vírgulas de Platão ou tentando desesperadamente reduzir suas palavras às circunstâncias históricas da época ou às supostas fontes que Platão teria usado. Lê-se A República no afã de entender sua narrativa, quer se concorde quer não, e a despeito das circunstâncias históricas que a motivaram e a despeito das fontes usadas por Platão.

Mas com a Bíblia não se quer entendê-la. Não se quer entender sua narrativa. O que importa é tão somente destruí-la para, assim, demonstrarmos quão radical é nossa teologia e quão superiores somos em relação à tradição que nós recebemos.

É por isso que costumo dizer que a teologia é uma disciplina que padece do mal do adolescente. Sempre desesperado por atenção e imitar aqueles a quem admira (ou inveja?). Essa é a motivação da teologia liberal. Envergonhando-se de ser o que é, ela corre atrás da última moda lançada em ciências humanas.

Mas não, essa teologia não tem e não merece qualquer crédito. É coisa de adolescentes estúpidos e merece o devido desprezo. 
Texto: Vitor Grando, 3-9-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-