terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O que nos reserva o ano legislativo de 2018?

Almir Papalardo

Encerrar-se-á dentro de poucos dias o recesso parlamentar. Voltam com as baterias devidamente recarregadas e restauradas os 594 congressistas para vivenciarem um novo período legislativo, com o objetivo de acertarem mais no direcionamento da política, revertendo uma praxe antiga, onde nestas últimas duas décadas a insensatez e equívocos tresloucados têm superado em larga escala os acertos, deixando o Brasil em estado de perene turbulência.

Vão ter logo no início do período um tremendo desafio com a discussão da Reforma da Previdência, onde terão que mostrar inteligência e justiça para solucionar uma equação que tem derrubado todos os últimos governos. Ninguém até hoje foi capaz de equilibrar o sistema previdenciário, preferindo fazer "conta de chegada" na contabilidade da Previdência, atingindo sobremaneira os mais necessitados e indefesos. A reforma que o governo pretende efetivar, está longe de corrigir os vícios existentes, porque pretende manter privilégios para os poderosos, mantendo sob prejuízos apenas os pobres e indefesos segurados do RGPS.   
 
Esperam os esquecidos e injustiçados aposentados da iniciativa privada, aqueles que por força de maiores contribuições mensais ao INSS durante trinta e cinco anos conseguiram aposentadorias superiores ao valor do salário mínimo, que seja um ano menos perverso, menos acachapante, menos injusto e menos discriminatório e preconceituoso. Enfim, que tenham seus direitos respeitados, restituídos e daí para frente, preservados. Estes, já tiveram suas aposentadorias cortadas acima da metade do que deveriam estar recebendo! Por que são convertidos perversamente em "bodes expiatórios"? Vamos dividir a cota de sacrifícios entre todos os segurados da Previdência?

Que os senadores e deputados voltem com a sensibilidade mais acurada, com o coração menos empedernido, com a mente mais aberta, para se conscientizarem que não está correto o que vem sendo feito com um terço destes aposentados, discriminando-os, em detrimento aos outros dois terços de segurados que têm seus proventos corrigidos com percentuais maiores, indiferente de terem contribuído para o INSS com valores menores?! O que é isto, "História da Carochinha?

Não está certo corrigirem as aposentadorias usando dois percentuais diferenciados numa única categoria. Já não basta a diferenciação imposta entre os direitos dos aposentados públicos (RPPS), descartando-se, para privilegiar   somente a estes, os aposentados da iniciativa privada (RGPS), sempre preteridos em benefício dos primeiros? Que porcaria e injusto sistema previdenciário é este que pratica uma discriminação dentro de outra discriminação????

Uma política social distributiva de salários só é boa e bem ajustada quando favorece a todos na mesma proporção. As fatias do bolo salarial têm que ser divididas em pedaços com tamanhos iguais e no mesmo número de fatias para todos os que compartilham da festa (o reajuste das aposentadorias).

Portanto, cobranças veementes para que o Congresso na reabertura da legislatura de 2018 corrija um erro grotesco que já se perpetua, para vergonha brasileira, por dezoito anos consecutivos, quando, defasaram covarde e indevidamente as aposentadorias em mais de 80%, em total desobediência à Constituição, que preceitua a manutenção do poder aquisitivo dos aposentados!!?! Vamos respeitar um pouco mais a Constituição e o Estatuto do Idoso?? Lembrem-se que 2018 é o ano das eleições para senadores de deputados...

Um bom retorno ao trabalho para todos os parlamentares lembrando-lhes que existem obstruídos na Câmara dos Deputados os Pls. 01/07 (percentual único de aumento para todos os aposentados) e 4434/08 (recuperação das perdas em cinco anos até que o aposentado recupere o mesmo número de salários mínimos que tinha no início da aposentadoria), para serem discutidos e votados. Esta seria a verdadeira e necessária Reforma da Previdência! 
Título e Texto: Almir Papalardo, 3-2-2018

2 comentários:

  1. Como Aposentado, Caro Almir, não vejo nenhum PL no Legislativo em favor de todos Aposentados da Iniciativa Privada. O que lá havia, está muito bem engavetado. Vejo sim ameaças de não nos pagarem no futuro, isto está uma enrolação, tão grande, que o Paim diz que não tem déficit no INSS e está pedindo uma CPI , para virar pizza, como todas e ganhar votos para se eleger e aí ? Vai entender! Vc acredita?

    Como Brasileiro, espero que o povo tenha vergonha na cara e não seja minoria em votos , para não elegerem, nunca mais, estes Raposas velhas que aí estão, no legislativo, e executivo, que é uma máfia.

    E se o povo, marginal, corruptos, foras da lei, reelegerem estas figuras, que não são poucas, aí Meu Amigo Almir, vou repetir uma frase de Chico Anisio: quero que o povo se exploda!!! Sinceramente!
    Isto aqui, no Norte, Sudeste, Sul, Nordeste, digo mais, “somos raça em extinção”. Estão se proliferando muito mais que imaginamos. Este é o País! sem Escola! Sim, Presídios!!! Terão que construir muitos!!!! Escola Integral , onde????
    Aposentado? Meu Deus! Se eu não tivesse uma Aposentadoria de Previdência Privada! Aliás ainda me preocupa, estaria Ferrado!!
    Se um jovem ler este post, veja e faça uma Previdência Privada, será o melhor investimento de sua vida!!!! O Brasil!!! Sei lá talvez, a longo prazo, deixo para as próximas gerações!
    Abs
    Heitor Volkart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Heitor Volkart: Assusta-me o seu pessimismo! A sua realidade mesmo reconhecendo ser muito forte, não tem a minha concordância. Acho que não devemos nos entregar sem lutar, sem botar a boca no trombone, sem esboçar fortes reações. Espernear ainda podemos! Existe um provérbio muito popular que diz: -"Enquanto existir vida, há esperanças"-. Por isso não desanimo nunca, acreditando que -"não há bem que dure para sempre, como também não há mal que não se acabe"-, outro dito popular muito verídico. Se não acreditar que minha Carta de Alforria ainda possa ser assinada, então cruzarei os braços, me acomodando, entregando-me ao desânimo, esperando passivo e conformado minha passagem para o outro lado da vida! Ainda acredito que possa ver a justiça ser estendida para os aposentados...
      Almir Papalardo.

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-