segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A credibilidade portuguesa vista pelo FMI

No turbilhão noticioso em que Portugal se embrenhou nos últimos meses em torno de assuntos económicos, os cidadãos são, talvez, levados a ignorar uma visão global da situação do País, centrando a sua preocupação em pequenas etapas do processo de transformação das finanças do Estado que a pressão, interna e externa, impôs à classe política portuguesa em geral e ao Governo em particular.
Cada mudança no rating dado pelas agências de análise de risco é discutida exaustivamente, cada anúncio de compra da nossa dívida por um país estrangeiro é comentado com enorme paixão política, cada observação sobre a capacidade de nos gerirmos a nós próprios vinda de responsáveis do Banco Central Europeu, da OCDE ou do FMI suscita autênticos abalos sísmicos opinativos entre as elites políticas e económicas portuguesas.
Agora é um porta-voz oficial do FMI que diz ao Diário de Notícias algo muito simples: há um problema de credibilidade das contas públicas portuguesas e do próprio programa do Governo para as equilibrar, apesar de as medidas de austeridade que estão a ser implementadas serem, na opinião dessa instituição, correctas e denotarem um esforço assinalável.
Isto não pode ser interpretado de outra maneira: o FMI, se vier a ser solicitada a sua intervenção, imporá condições e essas condições começarão nos juros que o próprio FMI cobrará pelo dinheiro que injectar no País, passarão por draconianas exigências na forma como será feita a gestão financeira de Portugal e incluirão a assunção nacional de rígidos compromissos políticos.
Um desses compromissos, inevitavelmente, será o da constituição de um governo que o próprio FMI considere credível para gerir umas contas públicas que o FMI também ache credíveis num quadro de medidas financeiras que o FMI, igualmente, posicione como credíveis. O que o FMI respondeu ao Diário de Notícias é, em suma, um aviso ao Governo de José Sócrates.
Editorial, Diário de Notícias, 31-01-2011
Imagem: www.wehavekaosinthegraden.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-