segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ontem, votei em Cavaco, reeleito.

Comemoração no Centro Cultural de Belém. Foto: Nuno Ferreira Santos
O atual presidente da república portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, foi reeleito ontem, domingo, 23 de janeiro de 2011, para um segundo (e último) mandato. Foi reeleito na primeira volta/primeiro turno.
Estou contente, não só por gostar dele, isto é, sempre o apreciei como político, mas também, por que, enfim, votei num ganhador!
Pois é, desde o meu voto no Guia Universal dos Povos, em 2002, venho votando em gente que, por melhor que é, não venceu as eleições:
Votei em Gabeira para Prefeito do Rio de Janeiro, perdeu para o filhote do PT, Eduardo Paes, que fez uma campanha das mais sujas que me lembro... e ele sempre tirando o dele da reta, atribuindo essas calúnias e baixarias a anônimos - nessa eleição, Gabeira foi chamado de "veado", maconheiro, etc... até o episódio da tanga em crochê veio à baila...
Agora, em outubro de 2010, Gabeira voltou a perder, para o atual governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; é só olhar para as caretas falsamente compungidas desse senhor...
Enfim... mas agora vivo em Portugal, e são os políticos portugueses, ou o que eles fazem e deixam de fazer, que me atinge no dia-a-dia.
Estou contente pela derrota de Manuel Alegre e Defensor Moura. Sobre Fernando Nobre, votaria nele, se acontecesse uma segunda volta entre ele e qualquer dos outros candidatos que não Cavaco Silva. Até poderia votar em Francisco Lopes (PCP), afinal, em que pesem os habituais ataques... à direita, ele é coerente no seu discurso ideológico para os militantes do PCP. Em Coelho, jamais; não gosto em quem debocha da instituição "presidência da república". Defensor Moura (agora mesmo acabo de rever um trecho do seu discurso) é um recalcado e marionete do PS - sim, está na cara que esse cara fez o trabalho sujo do PS, isto é, disse as grosserias que o PS queria que fossem ditas, mas não pelo candidato oficial, Manuel Alegre. Este, outro que aprendi a detestar, parecia uma bicha velha cheia de mágoas pelo ex. Se Cavaco falava, não devia ter falado. Se ficasse calado, devia ter falado. E dá-lhe de dizer que Cavaco irá acabar com o Estado Social, irá dissolver a Assembléia, etc, etc... Enfim, a culpa da atual miséria de Portugal é de Cavaco Silva. Impressionante! Quem diria que eu sairia de um país chefiado e governado pelo maior presidente (e chefe de governo=primeiro-ministro) do planeta e viria para um, minúsculo, presidido pelo maior bandido que este país já conheceu e governado pelo mais abnegado português, desde Egas Moniz, o aio.

Egas Moniz apresentando-se ao rei de Leão com a sua família. Painel em azulejos, de Jorge Colaço (1864-1942),  na Estação de São Bento, Porto, foto: Nuno Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-