sábado, 30 de julho de 2016

QUIZ: Potemkin

Quem realizou O Couraçado Potemkin, por encomenda do Partido Comunista Soviético?


A – Sergei Eisenstein
B – Edmund Meisel
C – Nina  Agadzhanova 
D – Eduard Tissé

A clássica cena na escadaria de Odessa é a quarta parte do filme. As cenas iniciais banhadas em luz e alegria são substituídas pelas imagens chocantes de repressão violenta pela guarda do Czar. A própria escada já traz, em si, um símbolo da cruel hierárquica social e política, da diferença entre as classes. A cena da mãe assassinada, cujo carrinho de bebê desce degraus abaixo, é sempre citada como uma das mais famosas da história do cinema.

2 comentários:

  1. A
    Em 1925, a liderança do Partido Comunista da URSS encarregou o realizador Sergei Eisenstein na realização de um filme que comemorasse o vigésimo aniversário da Revolução de 105, prelúdio da revolução bolchevique.
    O resultado da encomenda foi O Couraçado Potemkin, considerado um dos filmes de propaganda mais influentes de todos os tempos.
    A célebre cena da escadaria do porto, com o exército do Czar a disparar sobre o povo desarmado, foi reinterpretada por realizadores como Brian de Palma, Francis Ford Coppola ou Terry Gilliam.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-