sexta-feira, 27 de outubro de 2017

[Língua Portuguesa] Onde vs Aonde

Quais as diferenças entre ONDE e AONDE?

Colunas anteriores:

3 comentários:

  1. Onde quando já se está em algum lugar (estou no shopping); aonde quando a gente se dirige a algum lugar (aonde vc vai? Ao shopping)..
    Habitz

    ResponderExcluir
  2. Muitas palavras ou expressões da Língua Portuguesa causam dúvidas ao falante, “onde” e “aonde” são exemplos disso. Isso acontece porque a língua coloquial é uma variante espontânea, que não se detém ao uso das regras, sendo utilizada em situações informais.

    Quando o contexto pede formalidade, seja na escrita ou na fala, o adequado é usar a língua culta, que é regida pela gramática normativa (padrão da língua). Entretanto, muitas pessoas desconhecem as regras da norma culta e, por isso, utilizam onde e aonde sem o menor critério.

    Sendo assim, para não ocorrer “problema”, é preciso conhecer as regras para poder utilizá-las.

    Onde e aonde são palavras que indicam lugar, entretanto, é preciso entender algumas particularidades. Acompanhe:

    1 - Onde: pode ser pronome relativo (quando introduz uma oração subordinada adjetiva) ou advérbio interrogativo (frases interrogativas). Em ambos os casos, indica localização. Entretanto, quando for pronome relativo, poderá ser substituído por “em que”, o que não acontece quando é um advérbio. Além disso, quando for pronome relativo, fará parte de um período composto, ou seja, terá pelo menos duas orações, já que as orações adjetivas compõem um dos tipos do período composto por subordinação;

    2 - A função sintática do relativo “onde” é sempre de adjunto adverbial de lugar, portanto, muito cuidado com o uso indiscriminado dessa palavra. É um absurdo, mas ela é tida como “coringa” para muitos, quando não se sabe que relativo utilizar, eis que surge a “palavrinha mágica”, como se essa possuísse múltiplas funções. Cuidado! Atente para isso, sua função é de adjunto adverbial de lugar, portanto, só deve ser utilizada nesse caso;

    3 - Os verbos que devem ser utilizados ao lado da palavra “onde” ou no contexto em que esse termo aparece são os que indicam estado ou permanência. Veja alguns exemplos:

    Não sei onde estou.
    Moro na rua onde fica o SAMU.
    Onde coloquei o celular?

    4 - Aonde é um advérbio, entretanto não deve ser utilizado quando a ideia for de lugar, no sentido de localização, mas quando transmitir a ideia de movimento. Portanto, preste atenção aos verbos, pois os que indicam movimento, tais como: ir, chegar, dirigir, entre outros, pedem o uso de “aonde”.

    Mayra Gabriella de Rezende Pavan

    ResponderExcluir
  3. Uso do Onde e Aonde

    Onde e Aonde são palavras que indicam lugar, mas que são usados em situações diferentes. Assim, há dúvidas quanto ao seu emprego, as quais você não terá mais depois de ler este artigo.
    Diferença entre Onde e Aonde
    Para começar, vamos lembrar de uma coisa:
    • Onde = ideia de permanência
    • Aonde = ideia de movimento
    Como Usar
    A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência.
    Exemplos:
    • Onde ela está?
    • Não sei onde começar a caminhada.
    • Onde está o dinheiro?
    Já a palavra "aonde" indica movimento ou aproximação e está ligada a verbos que expressam essa ideia.
    Exemplo:
    • Aonde você quer ir?
    • Aonde vai com tamanha pressa?
    • Vamos aonde ele quiser ir.
    Dica!
    Substitua as palavras "aonde" ou "onde" por "para onde". Se fizer sentido, você deve utilizar a palavra aonde.
    Exemplos:
    1) Para onde vamos? Faz sentido. É como dizer:
    Aonde vamos?
    Mas,
    2) Para onde vamos parar? Não é possível. Assim, o correto é dizer:
    Onde vamos parar?
    https://youtu.be/DclGMcWA-MU

    Toda Matéria

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-