sábado, 14 de outubro de 2017

[Língua Portuguesa] A falta que fazem os revisores...

Maria Eugénia Alves

Casualmente, veio parar-me à mão o nome de Raul Minh’Alma, jovem escritor português nascido em 1992, em Marco de Canaveses, que, com os seus anos primaveris, já publicou três ou quatro títulos, distribuídos por ficção e poesia.

Congratulo-me, claramente, com o interesse que a literatura desperta numa geração que generalizadamente (porventura, erradamente…) pensamos demasiadamente ligada à Internet, sobretudo às redes sociais.

Ao consultar os títulos da sua obra, surgiu Desculpe Mãe, livro de poemas com edição de autor, em 2011.

É, pois, o título que, pela sua posição de indiscutível destaque, solicita a nossa particular atenção. No caso vertente, ostenta um erro de palmatória que deveria ter sido evitado: a falta da vírgula obrigatória antes do vocativo Mãe.

Se os revisores ainda fizessem parte essencial da vida das editoras, este e outros casos semelhantes com que nos confrontamos demasiadas vezes dificilmente aconteceriam. Mas as editoras, sucumbindo na sua maioria à crise económica instalada no setor, fizeram cortes orçamentais que levaram fatalmente ao decréscimo de um elemento importantíssimo na vida editorial, que é o revisor.  Nem o Nobel José Saramago, com domínio superlativo da língua, prescindiu alguma vez da sua revisora para lhe aparar os livros que foi publicando em vida!...
Título e Texto: Maria Eugénia Alves, Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, 7-9-2017
Professora portuguesa, licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tese de mestrado sobre Eugénio de Andrade, na Universidade de Toulouse; classificadora das provas de exame nacional de Português, no Ensino Secundário. Coordenadora executiva do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português, desde setembro de 2017.

Colunas anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-