quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sondagens (TVI e RTP): PSD atinge a maior vantagem

Uma aliança entre PSD e CDS-PP alcançaria maioria absoluta, caso as eleições se realizassem agora. O PSP e o CDS elegiam, em conjunto, entre 115 e 130 deputados, garantindo assim a maioria absoluta ou, na pior das hipóteses, um empate parlamentar (115-115). Os dados são de uma sondagem feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), nos dias 28 e 29 de Maio, para o DN, o JN, a RTP e a Antena 1.
O PSD consegue 36% dos votos, o que lhe pode valer entre 95 e 106 deputados, e o PS, que estava empatado na sondagem anterior, cai para os 31%, podendo eleger apenas entre 78 e 88 deputados.
Nesta sondagem destaca-se ainda a subida do CDS de 10% para 11% (20 a 24 deputados), terminando o empate técnico (uma vez que a margem de erro é de 1,6%) com o PCP/PEV, que cai de 9% para 8% (14 a 16 deputados). Já o Bloco de Esquerda aproxima-se dos comunistas, com uma subida de 6% para 7% (10 a 14 deputados).
Verifica-se ainda uma grande queda no número de indecisos, de 28% para 12%, e dos que recusam responder, que diminui de 8% para 2%. Mas estas mudanças podem explicar-se também pelo método da sondagem, que deixou de ser por resposta oral e passou a ser através de voto em urna, o que também pode ter alterado a comparação perfeita com os barómetros anteriores.
TextoTVI
Clique nas imagens para acessar os conteúdos:

RTP:




A propósito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-