terça-feira, 11 de junho de 2013

Braço de ferro


A Fenprof (do comunista Mário Nogueira) e o ministro da Educação, Nuno Crato, estão num braço de ferro devido à greve dos professores marcada para o dia do exame nacional de português. Em causa está a aplicação da mobilidade especial aos professores e o aumento das 35 para as 40 horas de trabalho semanais.

No que toca à greve, há um fenómeno que o cidadão comum já deve ter reparado. Esta é uma forma de contestação social utilizada em sectores muito específicos: nos Transportes, na Saúde e na Educação. Pontos sensíveis para os cidadãos e que os sindicatos tomaram de assalto, em nome, dizem-nos, de direitos sociais que, bem analisados, são superiores aos auferidos pela maioria dos portugueses.

É considerando este facto que os sindicatos têm sido acusados de proteger mais regalias e privilégios, que os direitos, inerentes à dignidade humana, dos trabalhadores. São muitos os desempregados neste País, cidadãos sem qualquer protecção social, a quem os sindicatos pouco ligam. Os sindicatos, além do problema democrático que os atinge, aburguesaram-se e quando falam de direitos adquiridos, mais não se referem que a interesses instalados que prejudicam os que ficaram de fora.

A greve dos professores, prevista para o dia de um exame, é mais uma prova disso mesmo: uma greve para que os professores trabalhem menos que o resto da população e que prejudica essencialmente os alunos; aqueles que não têm meios para se defenderem dos seus efeitos nefastos.

Nuno Crato tem de vencer esta guerra. Nela está em causa, não só a sua manutenção no Governo, mas a razão de ser deste. O que o ministério pretende é indispensável para a viabilidade do sistema educativo e enquadra-se na missão do Governo que é a exequibilidade do Estado Social no seu todo. Se perder agora, o Governo perde tudo. Por isso, os sindicatos fazem finca-pé. Por isso, o Governo não pode ceder. O bem-estar de um País passa por contas públicas ordenadas, mas também por sindicatos responsáveis, democráticos e legítimos.
Título e Texto: André Abrantes Amaral, Advogado, Diário Económico, 11-06-2013

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-