sábado, 8 de junho de 2013

Nuno Crato tem o apoio de todos os pais


Luís Moreira
Nuno Crato tem o apoio de todos os pais que querem ver os seus filhos fazer os exames a tempo e horas. É uma vitória extraordinária e que pode mudar para sempre a escola centralizada e sindicalizada que temos. Oxalá Nuno Cratro perceba que a única vantagem que sindicatos e professores ainda têm é não haver alternativas suficientes em número, para que os pais possam escolher livremente.
Durante décadas os sindicatos comunistas constituiram, juntamente com os burocratas do ministério, um "comité central soviético" que toma todas as decisões para as milhares de escolas existentes no país. Como se fosse possível que a qualidade do ensino melhore quando não são levadas em conta a especificidade dos alunos e do ambiente em que as escolas leccionam.
Os pais vão perceber de vez porque é que os colégios privados estão cheios de alunos filhos de gente que pode pagar, porque é que as boas escolas estatais estão cheias de alunos filhos das classes mais favorecidas e porque é que as más escolas estatais estão cheias de alunos pobres.
É preciso caminhar para a autonomia das escolas, implementar o "cheque ensino", as free schools" e aumentar o número de escolas com "contrato".
Há muito que os pais perceberam que a educação que deveria ser dirigida aos alunos é dirigida aos interesses profissionais dos professores. A partir de agora perceberam que a escola estatal é, nem mais nem menos, que uma arma usada na disputa partidária.
Os sindicatos transformaram um direito conquistado com sangue, suor e lágrimas num modo de vida político. E transformaram os alunos em carne para canhão!
Título e Texto: Luís Moreira, BandaLarga, 08-06-2013

Veja aqui a entrevista do ministro da Educação, Nuno Crato, à rádio Antena 1, hoje, dia 08 de junho.

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-