quarta-feira, 19 de junho de 2013

DECRETO 8028 /2013: Você paga o ingresso!


José Manuel
Na sexta-feira, dia 14, véspera da abertura da Copa das Confederações em Brasília, o governo publicou em edição extra no Diário Oficial da União o Decreto 8.028/13:
Muito bem, após terem lido semelhante afronta, nos lembraremos que sua Excelência, o Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, está com o parecer na tutela antecipada em recurso ao Supremo, pelo mesmo governo que pratica tais atos acima descritos, há (6) meses e após ter recebido nossas súplicas e manifesto de Senadores da República.
E nós, populacho, abaixo do bem e do mal é que somos baderneiros. O fato de irmos às ruas protestar por tanto atraso, tanta roubalheira, tanta mediocridade, tanta ineficiência nos transforma em formadores de quadrilha, segundo os padrões governamentais, para se sustentarem em uma autoridade que não existe em nenhum manual.
Na década de 70, quando pisei na Europa e Estados Unidos, vi o quanto estávamos atrasados. Já naquela época, ônibus tinham ar refrigerado ou calefação, o bilhete tinha validade para uma hora e os ditos ônibus eram desenhados para ser realmente ônibus.
E hoje, 43 anos depois? Continuamos com as mesmas carroças adaptadas a chassis de caminhões, 90% sem ar refrigerado em um clima tropical e cheios de gaiolas, catracas, como se nós fossemos um mero gado. Gado baderneiro é claro! Até há meses atrás nem padrão de pintura tinham, pois cada concessionário usava a pintura que quisesse. Só mudou porque vão fazer dois eventos mundiais e pegava mal continuar assim. E as portas? Um festival. Vem um com porta de entrada na frente, o seguinte tem porta de entrada traseira, o outro só tem uma porta. Isso, não é baderna? E os trens? Precisa comentar? E o metrô, as barcas, precisa?
Aqui no Rio a incapacidade do estado é tão grande para administrar o transporte público que o entregam à iniciativa privada, que por sua vez não é fiscalizada, que por sua vez não investe, que por sua vez não tem culpa de nada. A turma da periferia leva 6 (seis) horas por dia dentro dessas gaiolas, entregues à fúria dos motoristas que apostam corridas em meio ao trânsito, não raro com acidentes horrorosos. Essa brincadeirinha custa aos baderneiros mais de 2/3 de um salário mínimo vigente. Coisa à toa para quem ganha o que ganha e passa grande parte do tempo preso em engarrafamentos Disneylandianos.
A leviandade de incentivar viagens ao exterior, além de promover um déficit monstruoso e puramente eleitoreiro, foi um tiro no pé dos nossos Lordes, porque ao viajar ao exterior, nossos pares começam a verificar, a perceber e comparar o quanto o seu País está defasado em relação ao mundo moderno.
O escritório do grande arquiteto e engenheiro de transportes, Jayme Lerner, reconhecido no exterior como um expert em transportes e que Curitiba está aí para o confirmar, constatou que São Paulo vive o caos de trânsito porque a população que possui automóveis chegou à conclusão que é mais barato ir de carro ao trabalho do que se utilizar o transporte público caro e ineficiente. Isto são fatos comprovados.
Determinados setores da imprensa caíram de pau em cima dos que protestavam pelo direito de ir e vir em melhores condições, com tarifas justas, e que apanharam covardemente de governos que não estão nem aí para o bem-estar da população. Essa imprensa "Marrom" que se esconde atrás de grandes empréstimos do BNDES e tenta manipular as notícias ao sabor de sua conveniência, não sabe o que é baderna. Nunca estiveram presentes às grandes manifestações de Paris nem estudaram nada a respeito. É cultural e levamos em consideração esse fato, mas acontece, podemos informar que os governos franceses se borram de medo de fazer algo errado, por que lá a coisa se resolve um pouco diferente daqui.
Pulando de galho em galho, porque senão ficaríamos aqui reclamando eternamente e indo para o básico, o que são os preços dos remédios e dos planos de saúde? Isto não é baderna? O governo deixa rolar estas covardias, não promove o bem-estar social, não dá suporte de saúde á sociedade e joga milhares de pessoas nas camas da amargura. Quando você necessita de uma consulta no SUS e sofre uma marcação para seis meses à frente, isto não é baderna?
Mas arenas milionárias com o nosso dinheiro e sem a nossa autorização são feitas escancaradamente e com propósitos puramente eleitoreiros. Até hospital na Palestina é doado com o nosso dinheiro. Isso é bater continência com o quepe alheio, cumpanheiros. Se precisar de tratamento médico vá aos estádios e perceberá o quanto está sendo iludido.
Bem, então chegamos aos baderneiros idosos do AERUS. Aqueles que passam necessidade, quase fome por não receberem os seus salários desde 2006.
Aqueles que contribuíram toda uma vida com sacrifício para o engrandecimento de um País, que no final de sua vida os trata nada mais, nada menos como baderneiros, só por que chamam a atenção para o que estão sofrendo e o que é pior; rigorosamente amparados na lei.
Chamar os outros de baderneiros é fácil. Cumprir com as suas obrigações é que é uma história difícil de acreditar. Se somos ou não, ou se vamos ou não ser baderneiros, o tempo o dirá.
Com a palavra o Ilustre Dr. Joaquim Barbosa.
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 67 anos, 50 de trabalho

Relacionados:

4 comentários:

  1. Idiota, você leu o teor do Decreto? Deveria ter lido para parar de vomitar menos fezes.

    ResponderExcluir
  2. O seu intelecto, nem imagina o que seja democracia porque você evidentemente deve fazer parte dessa corja que aí está no poder
    Da próxima vez que emitir uma opinião, seja homem e se identifique pois isto é ser cidadão e praticar aquilo que nem sabe o que é
    Meus pêsames por você existir
    José Manuel ( com H de homem )

    ResponderExcluir
  3. O nosso blogue "visitado" pela esquerdalha petista... bom sinal!

    ResponderExcluir
  4. Ah,desculpe eu assinei mas não coloquei o meu CPF.
    Mas como você iria se apoderar do mesmo para praticar atos ilícitos, não se perdeu nada
    José Manuel ( com H de homem)

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-