quarta-feira, 13 de maio de 2015

Acordo Ortográfico

Impressionante a quantidade de besteirol (e grosserias) que me chega ou leio no Facebook ou via blogues amigos, sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990. De cidadãos portugueses!

Não é de hoje que existe essa ‘oposição’ ao AO. Tem blogues ou articulistas que fazem questão de ostentar a sua oposição acrescentando no final do post ou do artigo “Este blogue (este autor) não escreve ao abrigo do novo AO”. Grande EME!

É um tal de exclamar com ‘sincera’ indignação:
“Eu não vou escrever ‘brasileiro’”:
“Eu não vou escrever em ‘pretoguês”;
Etc…

Atenção! O Acordo foi assinado em Lisboa há… 25 anos! Repito, há 25 anos! Foi assinado por representantes políticos dos governos de então. Mas foi um trabalho de filólogos e gramáticos lusófonos.

E Atenção 2! Certas particularidades ortográficas nacionais, como o “facto”, em Portugal, foram consideradas como exceções.

Hoje, de manhã, ouvi no rádio de um carro que eu dirigia, que “… a fonética dos nacionais, etc…”. Puta que pariu! O Acordo é ortográfico, não de pronúncia, não de sotaque. Não interfere em regionalismos.

Os naturais do Porto, Portugal, vão poder continuar pronunciando “uba” e “binho”…

Os naturais do Nordeste brasileiro vão poder continuar exclamando “Oxente!”….



Os angolanos vão poder continuar lamentando ter perdido o “maximbombo”; os brasileiros, o “ônibus”; os portugueses, o “autocarro” ou a “camionete”.

Mas todos, eu disse, TODOS, que escrevem em Português, sejam de Lisboa, do Porto, de Luanda, Brasília, São Tomé e Príncipe… escreverão EXATAMENTE com a MESMA ORTOGRAFIA: uva, vinho, Ó gente, maximbombo, autocarro, camionete…

A figura abaixo é muito triste, tal a idiotia:


Relacionado: 

2 comentários:

  1. Tem mais!
    Aposto um dos meus dedos mindinhos que os indignados e revoltados, tenham eles as habilitações acadêmicas que tiverem, NÃO LERAM o AO!

    ResponderExcluir
  2. Vejam, por exemplo, a palavra ACADÊMICO, no Portal da Língua Portuguesa (Portugal):
    adjetivo: acadêmico
    adjetivo: académico
    nome masculino: acadêmico
    nome masculino : académico

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-