quarta-feira, 3 de julho de 2024

[Língua Portuguesa] Parabéns pra você!

"Parabéns a Você" (no Brasil, popularmente alterado para "Parabéns para Você” ou mais habitualmente "Parabéns pra Você") é o título em português para a canção tradicional de origem estadunidense "Happy Birthday to You", cantada nas comemorações de aniversários das pessoas, e que em 1942 teve uma letra adaptando-a no Brasil por Bertha Celeste, a qual também é utilizada em Portugal.

Uma das mais famosas performances da canção deu-se em 1962, quando a atriz Marilyn Monroe entoou Happy Birthday, Mr. President numa festa em homenagem a John F. Kennedy, gerando imagens ao mesmo tempo sensuais e escatológicas: ela morreria meses depois, e JFK em menos de um ano e meio.

()
Wikipédia

 

A breve história do “Parabéns pra você” – a canção mais famosa do mundo

Ela rendeu US$ 2 milhões por ano para a Warner – e chegou ao Brasil em um concurso da rádio Tupi com a Academia Brasileira de Letras.

(…)

A tradução brasileira da música – bem mais sofisticada que a original em inglês, sem versos repetidos – nasceu em 1942. É obra da farmacêutica Bertha Celeste Homem de Mello [foto], que morou em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, até sua morte aos 97 anos em 1999.

Em 1942, um locutor da Rádio Tupi fez um concurso para escolher a melhor versão brasileira do coro. Sob o pseudônimo Léa Magalhães, Bertha levou a melhor dentre 5 mil participantes.

Em um texto escrito para a SUPER em 2001, o escritor Max Gehringer conta: “O júri encarregado da escolha era composto por membros da Academia Brasileira de Letras: Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão, e os três se encantaram com o versinho de Bertha Celeste, por dois motivos: era um dos poucos que tinha quatro linhas diferentes (a maioria preferiu repetir a mesma frase quatro vezes). Dava de goleada até na letra original…”

Bertha Celeste tinha 40 anos quando escreveu a quadrinha de “Parabéns a Você”. Depois de se tornar conhecida em todo o Brasil, doutorou-se em Letras e dedicou-se à poesia (a coletânea de sua obra está no livro Devaneios).

Aos 54 anos de idade mudou-se para a cidade vizinha de Jacareí, onde lecionou por mais dez anos e onde viria a falecer em agosto de 1999, aos 97 anos, de pneumonia.

Bruno Vaiano, Super Interessante, atualizado em 2 de março de 2021, 13h38

 

É big ou é pique?

Em alguns estados do Brasil existe o hábito de cantar um outro refrãozinho no fim do parabéns, que é quase como um grito de guerra — e que surgiu mesmo de um

é pique, é pique, é hora, é hora, é hora! Rá-tim-bum! teria surgido em 1923, antes mesmo da letra do parabéns em português

A origem conhecida é uma brincadeira de amigos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que hoje é a Faculdade de Direito da USP. 

Um deles tinha o apelido de “pique”, e o outro de “hora”. Já o rá-tim-bum é uma imitação dos sons da percussão.  

Como uma coisa se ligou à outra? Mistério! Com o passar dos anos — e como tudo sempre muda — o grito de guerra entrou no parabéns sem motivo muito bem definido, e até ganhou outras versões. 

Em alguns lugares do Rio de Janeiro, por exemplo, se canta é big, é big, é grande, é grande, é grande 🙆

Outras versões da letra do Parabéns

Não é só o rá-tim-bum que virou extensão do Parabéns Pra Você. Apesar de a versão com os quatro versos de Berta Celeste ser a mais cantada, existem variações da música em português que têm mais uma estrofe

Em Portugal, por exemplo, canta-se uma versão estendida de oito versos, em que a seguinte estrofe é acrescentada:

Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para a menina/ o menino (nome do aniversariante)
Uma salva de palmas

Assim, acelera-se o ritmo das palmas e o parabéns termina. Hoje, é impensável organizar uma comemoração de aniversário sem o momento do parabéns

Algumas festas até têm uma playlist inteira com músicas especiais para cada parte, como as tradicionais festas de 15 anos, mas o bom e velho Parabéns Pra Você não pode mais faltar.

Camila Fernandes, letras, 1 de Agosto de 2020, às 12h00


Colunas anteriores: 
Taquigrafia ou Estenografia? 
Caixa de Pandora 
Eira, Beira e Tribeira: Descubra o Que é + Origem do Ditado Popular 
Encomendar NO ou encomendar AO? 
Bater à porta, bater na porta, bater a porta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-