domingo, 29 de agosto de 2010

Portugal, Espanha e França em associação pró-tourada

Helder Robalo, Diário de Notícias, 29-08-2010


Vários municípios espanhóis, portugueses e franceses uniram-se para criar a Associação Internacional de Municípios e Entidades Organizadoras de Festejos Taurinos Populares, com o intuito de promover "algo tão grandioso como as corridas de touros", referem os seus fundadores.
A associação, que engloba ainda empresas ligadas à indústria tauromáquica, foi apresentada na sexta-feira em San Sebastián de los Reyes, próximo de Madrid, e conta já com a participação dos municípios da Moita e de Santarém. Entre os fundadores estão ainda Pamplona, Cuellar, Vall d'Uixó, Beas de Segura, Saint Server (França) e várias associações da indústria.
De acordo com os responsáveis da associação, o principal objectivo é a promoção e conservação de todos os festejos taurinos populares que façam parte da história, cultura e tradição existentes em cada país, desde que a sua organização e desenvolvimento se faça com respeito pelos animais que neles intervenham.
Além da adesão de Santarém e da Moita, também Vila Franca de Xira foi convidada para aderir. Algo que só irá suceder em 2011. "Trata-se de uma defesa da nossa identidade e tradições", refere fonte do gabinete de comunicação da câmara ribatejana, recordando que também este concelho tem forte tradição na arte tauromáquica. "Quem gosta tem o direito a usufruir do espectáculo, com respeito e sentido democrático", sublinha a mesma fonte, em jeito de resposta aos críticos das touradas.
Para a presidente da SOS Animal, a criação da associação não é uma surpresa. "É a estratégia da indústria tauromáquica, que tem perdido força nos últimos anos", assegura Rita Silva. Que acrescenta que estas reacções ganharam nova força com a proibição das touradas na Catalunha.
Em Portugal, recorde-se, já vários municípios, como Viana do Castelo e Sintra, proibiram as touradas nos seus concelhos. Para ganhar mais adeptos, a SOS Animal vai lançar, a 17 de Setembro, uma campanha em torno da defesa dos animais e contra as touradas.
Lamentável a continuação desse sádico espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-