quarta-feira, 9 de março de 2016

A delação de Delcídio, Aécio e a excitação petralha

Delator teria “citado” o nome do senador mineiro, mas não se sabe uma vírgula além disso... Mas é o bastante para os “companheiros” fazerem estardalhaço

Reinaldo Azevedo

Ah, é claro que a rede petralha já está assanhada. Por quê? O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) teria citado — e não se tem mais do que isto: TERIA CITADO — cinco senadores em sua delação: Renan Calheiros (PMDB-AL), Valdir Raupp (PMDB-RO), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Aécio Neves (PSDB-MG).

Evidentemente, quem excita a imaginação petralha é Aécio. Lobão, Jucá e Renan já são investigados pela Lava Jato.

Olhem: em tempos pré-internet, esse troço nem seria notícia. Os jornalistas teriam de apurar o que significa exatamente o verbo “citar”. O tucano foi acusado de cometer algum crime? O delator apresentou alguma evidência, indício, um fiapo que seja? Não sabemos nada. Sabemos que “citou”, o que rende título.

Se o jornalismo eletrônico tem suas imensas virtudes, também traz este defeito: “Ah, vou publicar antes que alguém o faça”. Mas publicar o quê? “Ah, que Aécio foi citado por Delcídio.”

Já tenho 54 anos. Quando ainda frequentava redação, eis o tipo de matéria que “caía”. Hoje em dia, não cai mais.

 “Ah, quando é com Aécio, aí você escreve isso…” Coisa nenhuma! Vale pra qualquer um. Se Delcídio acusar Aécio de algum delito, que se diga, então qual e que se investigue, ora…

Teori Zavascki deveria homologar logo essa delação — ou não homologar, isso é com ele. Para que seu conteúdo venha a público. Enquanto ela fica vagando por aí, há vazamento de todo tipo, inclusive este: “Delcídio citou Aécio…”.

Ok. E isso quer dizer o quê?  
Título e Texto: Reinaldo Azevedo, VEJA, 9-3-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-