segunda-feira, 6 de março de 2017

Portugal amarrotado

Alberto Gonçalves


Quando há ano e meio recebeu a humilhante derrota eleitoral com o belo sorriso que não voltou a perder, o plano do dr. Costa não se limitava à tomada de um mero cargo: o objetivo era capturar o país

Já se decidiu se os famosos 10 mil milhões “fugiram”, “voaram” ou saíram “pela porta do cavalo”? Entretanto, devia informar-se os governantes, deputados, comentadores e acólitos sortidos da frente de esquerda de que, independentemente da respectiva origem e destino, aquele dinheiro não é deles. É que falam como se fosse.

Em qualquer dos casos, o portentoso escândalo dos offshores, fundamentado num roubo imaginário, conseguiu abafar as “tricas” da CGD, coletânea de roubos reais cujo espólio voou para os bolsos de criaturas e instituições devidamente credenciadas pela casta dirigente. No primeiro caso, a casta passeia indignação, instiga muito barulho e, na condição de não se levantar surpresas, reclama um simulacro de investigação. No segundo, a ordem é de censura. No máximo, a ralé pode contemplar reverente a fortuna que lhe subtraem em prol do banco público e da harmonia universal. A casta não se limita a falar como se o dinheiro alheio lhe pertencesse: aparentemente, convenceu-se mesmo disso.

E não é só de bens materiais que a casta se julga proprietária. Na quinta-feira, a dra. Teodora Cardoso comparou o défice de 2,1% a um “milagre”, alcançado graças a “medidas que não são sustentáveis”. Embora a presidente do Conselho de Finanças Públicas tenha sido objetiva e, talvez, simpática, depressa o PCP soltou um jagunço para avisar a senhora que o milagre é ela ainda ter salário e emprego. À luz da tradição siberiana da seita, a ameaça aceita-se. Já as reações do PM e do PR, formalmente mais brandas e igualmente raivosas, não se aceitam sob pretexto nenhum. Anda por aí um cheirinho peculiar, e não é a democracia.

Apenas na última semana, o dr. César dos Açores, que possui a inteligência de uma anémona e a sutileza de duas, confessou que se encontra a “refletir” sobre a permanência do governador do Banco de Portugal. O “Público”, após alertar aflito para a “fuga” de capitais e em seguida lamentar os que aludem à “fuga” de capitais, aceitou nova missão: enlamear o pérfido juiz Carlos Alexandre, acusado de pedir 10 mil euros emprestados. Nas televisões, com destacado louvor para a TVI e a RTP, “analistas” esgadanham-se para apurar quem melhor aplaude os poderes vigentes. Nas rádios, ouvir os noticiários da Antena 1 e da TSF embaraçaria os conselheiros do almirante Thomaz. Nas “redes sociais”, os guardiões da moral perseguem blasfemos com afinco. E tudo, do atarantado dr. Núncio aos problemas na suinicultura e às derrotas do Tondela, serve de argumento para tentar enxotar Pedro Passos Coelho. Ao exigir, sem pingo de vergonha, a urgência de a “direita” se habituar a “novas regras”, o dr. Ferro não brinca.

De que regras se trata? Quando, há ano e meio, recebeu a humilhante derrota eleitoral com o belo sorriso que não voltou a perder, o plano do dr. Costa não se limitava à tomada de um mero cargo: o objetivo era o de capturar o país. Uma maioria, um governo e, hoje que se percebe o engodo chamado Sampaio da Nóvoa, um “presidente”. A que acresce a tal máquina de propaganda, capaz de transformar em rosas as misérias, as mentiras e a prepotência que a cada dia nos impõem. Apesar da divertida boçalidade dos protagonistas, convém não nos iludirmos: há aqui uma espécie de “projeto”, e um “projeto” onde a liberdade, seja ela qual for, é parte descartável. E indesejável.
Sei que arrisco a repetição, mas se a casa continua a arder é difícil sentarmo-nos na sala sem mencionar o incêndio: em outubro de 2015, os portugueses caíram nas mãos de gente perigosa. A julgar pelas sondagens, e por defeito de visão ou de carácter, não consta que preferissem mãos diferentes. Por isso, e porque se gastou o nome para não se reconhecer a coisa, não vou ceder ao impulso dramático e dizer que chegámos ao – esperem um instante – fascismo. O caminho até lá, porém, é parecidíssimo com este.

Notas de rodapé:

1. Numa era em que o Estado é tão eficaz a vigiar a vida dos cidadãos, é consolador descobrir brechas nesse sufoco. Consola um bocadinho menos perceber que as brechas não beneficiam aqueles que cumprem a lei, mas justamente os que a violaram. Mas ainda assim é revigorante aprender que, segundo o próprio diretor dos serviços prisionais, não existe um “protocolo” de atuação para fugas de presidiários. O que fazem então as autoridades quando alguém se evade da cadeia? Ligam para o 112 e, aparentemente, esperam. Com sorte, os fugitivos regressam, ou porque se esqueceram de qualquer coisa na cela, ou porque têm saudades. Com azar, os fugitivos não voltam a ser vistos. É pena que tamanha descontração não se aplique a outros ramos do Estado: com ou sem “offshores”, com ou sem falhas informáticas, o fisco, por exemplo, está repleto de “protocolos” destinados a garantir que o nosso dinheiro não lhe escapa. Se escapar, em penúltima instância vamos parar à prisão. Em última, escapamos nós.

2. Leio que Barack Obama assinou um contrato milionário para escrever as memórias dos seus mandatos presidenciais. Aguardo para ler as críticas dos indígenas a essa infâmia: um antigo chefe de Estado não pode revelar conversas e momentos privados; trata-se de um reles ajuste de contas; aquilo é de um ressentimento intolerável; etc. Isto, claro, se a obra mencionar o “eng.” Sócrates. Se não mencionar, as críticas serão nulas, mas o desplante maior: quem julga o sr. Obama que é para ignorar a criança que sonhava com ventoinhas, o governante que vendia moinhos, o socialista que, desconfiado do mercado, compra os próprios livros e o empreendedor que, sensível ao investimento, paga a outros para escrevê-los? 
Título e Texto: Alberto Gonçalves, Observador, 4-3-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-