Vitor Cunha
Toda a gente diz
que os Óscares são um espetáculo
degradante. Não só por isso, mas também, asseguro que assisto ao
maior número possível de filmes nomeados para as principais categorias. Este
ano não foi exceção, tendo assistido a todos os nomeados para a categoria de
melhor filme. Não sem custo, porém. “Moonlight”, o (afinal) vencedor, custou um
bocado a ver, digamos, numa escala de sofrimento algures entre uma crónica do
Daniel Oliveira e as vezes em que o CDS se porta como um ginasta cego numa autoestrada,
como fez agora com o “caso” das transferências para offshores.
Perdoem-me os amigos do CDS, mas é mesmo assim: em pantomina ninguém bate os
centristas (já os amigos — concedamos um plural misericordioso — do Daniel Oliveira
ficarem aborrecidos seria um dia de sol primaveril com greve de guardas do
gulag).
“Moonlight” pode ser descrito
de forma rigorosa como um balde de trampa em forma de celuloide. Não faço aviso
de spoilers porque, sinceramente, não vejo forma de estragar o
que não tem forma de conserto. É um miúdo preto, com mãe drogada que se
prostitui (o normal), que é um bocado esquisito. Até aqui tudo bem, tudo feliz,
é uma alegria pegada. Depois, o miúdo cresce para adolescente completamente
diferente (deve ter feito uma plástica) e começa-se a suspeitar que pode ser
maricas. Sem problema, tudo normal, pode ter uma vida engraçada que agora a
SIDA já nem mata. Contudo, na praia, acaba a beijar um amiguinho da escolinha
(que, sem estereótipo nenhum, lhe assenta uma par de socos na face mais à
frente) e que, por cortesia e generosidade digna de um conto de fadas (pode
substituir a primeira vogal por um O que o efeito é o mesmo), lhe concede um
cinco-contra-um, uma contagem de barrotes, um dar milho aos pombos, um descascar
da mandioca, um esfolar de periquito, um limar de trave, uma ordenha da cobra,
um solo de flautim de capa, uma miríade de expressões divertidas que o
realizador toma por românticas. Bem, até aqui, tudo bem na mesma, eles lá
sabem, os gostos de uns são a indiferença de outros. Só que, depois, o miúdo
cresce para vendedor de droga sem qualquer aparência com o adolescente
anterior, bem encorpado, de quem passa mais tempo no ginásio (mas não no
balneário) do que a misturar pau de giz com o produto que vende, e percebe-se
que o gajo esteve 10 anos (dizem os guionistas, pela aparência do ator diria
20) sem esfolar o ganso. Mas, senhores, isto cabe na cabeça de alguém? O gajo
tem obviamente problemas sérios de desenvolvimento, precisa é de um médico, não
de um encontro romântico a comer frango frito (não, não há estereótipos nesta
linda história de um sociopata, que ideia). Isto, simplesmente, não só não
acontece como é estupidamente imbecil.
Surpreendem-se que este afagar
de sentimentos de culpa branca (não me recordo de ter visto um único branco
neste filme que falasse) degenere na eleição de Donald Trump? Quando acabei de
ver o filme tive vontade imediata de ir votar Trump, mesmo não sendo americano
e não importando para nada, que ele já foi eleito. Contudo, depois de ver esta
mistela pré-pubescente de argumento no ecrã, mais que votar em Trump, fiquei
aliviado por não ter o código de lançamento da bomba atómica. Porque, se
tivesse, não tenham dúvidas que rebentava com o planeta só para lhe dar a
chance de começar de novo, sem este lixo produzido pelo odor dos tempos
modernos que os progressistas (burros) tanto admiram. É que nem o Miguel
Abrantes — pessoa que almoçou com Fernanda Câncio e Daniel Oliveira e que não
consta ter vomitado — seria capaz de escrever uma alarvice tão brutal.
Que vendedor de droga não
arranja um Viagra? Ou um cabeça de crack desesperado ao ponto de o gratificar
pela hipótese de fumo em segunda mão de qualquer coisa viciante? O único ponto
positivo de toda esta história é que, se correr tudo bem, o sofrimento da
personagem desaparecerá com um balázio de uma intervenção policial.
Infelizmente, o filme terminou antes disso, retirando ao espectador a
recompensa por duas horas de comidinha integral para vegans de espírito.
Título e Texto: Vitor Cunha, Blasfémias,
27-2-2017
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