terça-feira, 29 de julho de 2025

Militantes de redação do regime brasileiro tratam opositores como baratas

Leandro Ruschel

Um dos militantes de redação do regime postou uma charge que tem claro objetivo de desumanizar seus opositores


Esse é um componente essencial da propaganda de qualquer regime totalitário. Para justificar a retirada dos direitos fundamentais dos opositores, especialmente os chamados "bolsonaristas" e submetê-los a um processo de censura, perseguição sistemática e prisão, ao arrepio da lei, é preciso retratá-los não só como uma ameaça, mas também com não humanos. 

É uma tática antiga. 

Por exemplo, os nazistas frequentemente comparavam os judeus a "baratas" (cockroaches, em inglês) em sua propaganda, como parte de uma estratégia sistemática de desumanização para justificar o Holocausto. Essa retórica equiparava os judeus a pragas ou vermes a serem exterminados, facilitando a aceitação de atrocidades. 

A propaganda nazista incluía referências explícitas a judeus como ratos, piolhos, baratas, raposas e abutres, entre outros animais e insetos considerados indesejáveis. 

Essa comparação não era apenas verbal: filmes como "O Judeu Eterno" (Der Ewige Jude) retratavam judeus como ratos espalhando doenças, reforçando a ideia de que eles eram uma ameaça parasitária à sociedade alemã. Essa desumanização contribuiu para o tratamento brutal, incluindo guetos, campos de concentração e o genocídio de seis milhões de judeus.

Título e Texto: Leandro Ruschel, Substack, 28-7-2025 

Relacionados:

Um comentário:

  1. Eu não sei o que você tem marcado para domingo que vem [3 de agosto], mas desmarque e vá para as ruas. Nada é mais importante. Não é possível nós nos matarmos aqui para tantos feitos inéditos e você nos deixar na mão por qualquer motivo que seja. Pior: deixar o Brasil na mão. BORA!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-