domingo, 3 de maio de 2015

Despachante e burocracia: os brasileiros “espertos” e os americanos “bobalhões”

Rodrigo Constantino

Quando resolvi me mudar temporariamente para a Flórida, sabia que isso iria gerar várias pautas para o blog, comparando o dia-a-dia de nós, brasileiros, com o dos americanos ou latino-americanos que vivem aqui. Quem acompanhou aquela minha série “Brasileiro é otário?” sabe que tal comparação já era um instrumento usado por mim para esfregar em nossas caras como somos “espertos”, e com isso criamos um país de otários. Mas agora terei minhas próprias experiências para contar.

E em apenas dois dias aqui já as tenho. Na verdade, a primeira começa até antes, quando resolvi que não dava para me apartar de meus livros e decidi bancar o elevado custo de um frete internacional. Fechei com uma empresa da Flórida mesmo, com nome em português que é para atrair os vários clientes brasileiros na mesma situação. Aliás, seu nome significa aquilo que falta no Brasil, e o que há aqui de sobra, marcando a grande diferença entre nós: confiança.

Na sociedade da desconfiança, o império das leis impessoais não conta, e sim o relacionamento entre as pessoas, o “jeitinho”. Na sociedade da desconfiança, partimos da premissa de que o outro quer sempre nos enganar, tirar vantagem sobre nós. Na sociedade da desconfiança, ninguém confia nas regras do jogo, e um enorme processo burocrático é instaurado, levando a casos estranhos em que você precisa, a todo custo, provar que é você mesmo, com autenticação em cartório para tudo.

Pois bem: ao fechar com a empresa, foi necessário o uso de um despachante, mas até onde sei, somente do lado brasileiro. Serve para “agilizar o processo”, i.e., para enfrentar toda a papelada e burocracia criadas pelo nosso governo justamente para dificultar nossas vidas. Do lado americano, tudo será mais simples, e após a chegada do navio no porto, em poucos dias meus livros – e com eles vários móveis que aproveitei para mandar no container – chegarão em casa.

A outra experiência se deu neste sábado, quando resolvi comprar logo um carro para não ficar gastando dinheiro com o alugado. Nem vou entrar na questão do preço, que é para não irritar muito o leitor que precisa pagar os preços absurdos dos carros no Brasil (e antes que alguém tente culpar a ganância das empresas, que tal responder como essa ganância aumenta tanto ao se cruzar a fronteira, uma vez que estamos falando das mesmas montadoras mundiais?). Vou me ater à burocracia apenas.

Entrei na loja por volta das 7 p.m., e antes das 9 p.m eu já poderia sair com meu carro novo, emplacado e com toda papelada oficial pronta (sim, a turma aqui trabalha mesmo). Só não foi possível fazer isso pois tinha que pagar tudo à vista, já que não tenho histórico de crédito aqui e por isso não posso fazer um leasing. Como o montante é alto, não dá para pagar em débito, e restam as alternativas de wire transfer ou cheque administrativo. O problema é que era um sábado, e o banco estava fechado. Só por isso não estou agora com meu carro.

Mas vejam que coisa: se fosse um dia útil de semana, em menos de duas horas eu poderia entrar e sair da loja com um carro zero km devidamente emplacado e prontinho para ser usado. O conceito de pronta-entrega é levado a sério aqui. Pode ser que eu esteja por fora das coisas no Brasil, pois meu carro era de 2007, ou seja, há anos não comprava um carro novo na loja. Mas desconheço um processo tão rápido assim em nosso país, em que o próprio vendedor pega a placa na gaveta e imprime um selo oficial do estado para liberar automaticamente o carro. Ah, e o seguro foi feito em 5 minutos por telefone mesmo.

Enfim, as coisas nos Estados Unidos foram feitas para funcionar de forma prática, para facilitar a vida das pessoas, sempre com base na confiança mútua, partindo-se da premissa de que o outro é um cidadão correto. Caso não seja, caso se trate de um “malandro”, de um “espertalhão” qualquer, aí a punição será severa e quase certa, o que permite o funcionamento desse sistema. Mais liberdade e menos burocracia, e severa punição para os “espertos” que tentam burlar as regras. É exatamente assim que deve ser do ponto de vista liberal.

Pensei em aprender como se fala “despachante” em inglês, mas meu receio é que os americanos simplesmente não saibam do que se trata. Não quero dizer com isso que não existe burocracia por aqui. Existe sim, e mais do que qualquer liberal gostaria. Mas quando a comparamos com a nossa, que parece extraída de um livro de Kafka, ela sequer merece o mesmo termo.

O Brasil é o país da burocracia, uma república cartorial, o paraíso dos despachantes e o inferno dos cidadãos de bem que querem apenas comprar e vender produtos com menos transtornos e mais rapidez. Será que somos tão espertos mesmo, e que esses americanos sem cultura são uns bobalhões? 
Título, Imagem e Texto: Rodrigo Constantino, 3-5-2015

Comentário de Fabio S.:
Surpreso em saber que na Flórida banco não abre no sábado. Aqui em NJ (New Jersey) banco abre até no domingo
Grifos meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-