quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Os dez mandamentos da qualidade


Haroldo Barboza

1) Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho de vez mais produtivo.
Pensar positivo é qualidade.

2) Ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um colega da sua área.
Ser educado é qualidade.

3) Seja metódico ao abrir seu armário, ao ligar seu computador, ao passar informações etc. Comece relembrando as notícias de ontem.
Ser organizado é qualidade.

4) Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto.
Ser prevenido é qualidade.

5) Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar.
Ser atento é qualidade.

6) Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche, mas respeite suas necessidades. Aquela tarefa urgente pode esperar uns trinta minutos. Se você adoecer, dezenas de tarefas terão que aguardar sua volta, as quais acabarão por sobrecarregar seu colega de trabalho.
Respeitar a saúde é qualidade.

7) Dentro do possível, tente se agendar para os próximos dez dias, tanto para tarefas do trabalho quanto as sociais. Não fique trocando estas a todo momento, principalmente a minutos do evento. Lembre-se de que você afetará o horário dos seus colegas.
Cumprir o combinado é qualidade.

8) Ao comparecer a reuniões, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente suas ideias. Divulgue-as sem receio. O máximo que poderá ocorrer é alguém do grupo não aceitá-las. Talvez mais tarde, em dois ou três meses, você tenha a chance de mostrar que estava com a razão. Saiba esperar.
Ter paciência é qualidade.

9) Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir.
Falar a verdade é qualidade.

10) Na saída do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe darão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio.
Amar a família e os amigos é a maior qualidade. 
Título e Texto: Haroldo P. Barboza – Vila Isabel/RJ, 21-2-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, evite o anonimato! Mesmo que opte pelo botãozinho "Anônimo", escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-