quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cronos

Jonathas Filho
De fato... Ele não foi Comissário de Bordo...
Ah… novamente me vem essa maldita lágrima que embaça a minha visão, quando me recordo das coisas boas. Parece que ela, a lágrima, vem se desculpar pela falta de continuidade daquele tempo. Como continuar escrevendo se não consigo ver as teclas dessa máquina e, a cada vez, tenho mais medo de estar escrevendo alguma coisa sem sentido, e ficar parecendo mais maluco do que na realidade sou.
O que é a nostalgia? O que é a falta de se sentir dentro do “clube”? O que é a falta de pertencer a você mesmo e ter um prazer enorme de se expor à admiração e carinho dos outros iguais? Uma vez, li que uma modelo de carreira promissora, disse que ser magérrima como ela era, era muito melhor do que ser rica e eu aqui, dou uma ressalva, de que viver aquele tempo, era muito melhor do que ser rico pois, a riqueza maior estava ali, ao praticar o exercício da nossa profissão, que nos dava um prazer que se estendia dia a dia, como forma de vida. 

Mas Cronos, que manda no tempo, é cruel!
Ele nos limita, nos cerceia, nos impede e nos proíbe de continuarmos sendo o que fomos, quando fogosos jovens de corações e mentes incandescentes. E ao lembrar disso, mais uma lágrima inunda meus olhos e embota minha visão. Será que fico cada dia mais sensível; será que não me compreendo forte psicológicamente como era e seguro o suficiente das minhas emoções?

Crono é perverso.
Mesmo se permanecêssemos jovens e portanto capacitados física e psicológicamente “aptos para o fim que se destina” conforme grafado na parte traseira do nosso Certificado de Habilitação Física, expedida após os exames anuais, emitido pelo Cemal, e também apesar de qualificados e certificados por exames de conhecimento técnico específico da profissão pelo antigo DAC, hoje Anac, mesmo assim “et pour cause”, a idade dita cronológica nos limitaria definitivamente.

Cronos definitivamente nos pegou!
Ele nos tornou idosos mas, garbosos e “cheios” de vontade de viver daquilo que pagamos por anos...a nossa aposentadoria do Aerus.
Voltando no tempo, a mitologia grega narra que Cronos era filho de Urano com Gaia e foi o mais jovem dos Titãs. Ele castrou o próprio pai e tomou-lhe o poder. Talvez por isso, tinha medo de perder o trono para qualquer dos seus filhos e então, os engolia ao nascerem. Só não comeu Zeus, que Réia, sua irmã-esposa ardilosamente salvou, trocando-o por uma pedra que o Titã engoliu sem notar.

Já crescido, Zeus vingou-se do pai, com o auxílio da Prudência (Métis), que com uma dose de poção, o fez vomitar os filhos que tinha engolido.
Por analogia, será que Cronos, vagando pelo tempo, dividiu-se em vários, que tomaram a forma de humanos e que também vorazes “engoliram” o nosso AERUS? Será que Zeus, sabendo dessa nossa desdita e profundamente envergonhado pelo que Cronos nos proporcionou, poderá nos ajudar, fazendo que nos seja devolvido o que nos é de direito?
Esperamos que sim; que sejamos atendidos e muito rápidamente pois, Cronos está “solto” por aí e com vontade de nos “engolir”. Ele é voraz e impiedoso em demasia, já tendo engolido mais de 870 colegas nossos, participantes do Aerus, precocemente.
Não estamos no Olimpo e nem somos semi-deuses mas, com certeza fomos e somos pessoas de bem, trabalhadores que deram a maior parte da nossa existência, laborando e contribuindo para o desenvolvimento desse país, nas asas da VARIG (i.m.), carregando a nossa bandeira aos quatro cantos desse planeta e merecemos atenção especial dado à nossa condição de idosos, e que fique claro que não estamos pedindo nenhum favor, posto que, pagamos durante décadas para ter direito a um final de vida, no mínimo... DIGNA!!
Título e Texto: Jonathas Filho, ex-Comissário de Bordo da Varig, Aposentado Aerus – Aguardando uma boa resposta de Zeus, 09-102013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-