domingo, 27 de outubro de 2013

Kira Radinsky, adivinhando o futuro

Oriunda de Kiev, chegou a Israel aos 4 anos, com a mãe e a tia. Três semanas depois, começou a primeira guerra do Golfo. “Só me lembro de termos de usar máscara de gás e de as portas serem calafetadas contra os gases tóxicos.”
Passados 23 anos, Kira Radinsky, licenciada pelo prestigioso instituto israelista Technion,é um dos “35 inovadores menores de 35” escolhidos pela Technology Reviews do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), segundo o jornal HAARETZ.
O júri gostou dos seus algoritmos, capazes de prever eventos à escala mundial a partir das imensas bases de dados da internet.
Anteviram a epidemia de cólera em Cuba (2012), a primeira em 30 anos.
Criada em Nesher, onde a maioria dos habitantes são oriundos da ex-URSS, destacou-se na escola e, na faculdade, fez a licenciatura e o mestrado ao mesmo tempo. Antes do doutoramento, trabalhou um ano para a Microsoft, nos EUA.
Agora dedica-se à start-up que criou, a SallesPredict, que encara o comércio como uma ciência.
Recém-casada, janta com o marido todos os dias. Quer usar os prognósticos para melhorar o mundo, quer o faça travando epidemias de cólera, prevenindo genocídios ou “impedindo pessoas vom tendências suicidas de passar à ação”.
Fonte: Courrier Internacional, novembro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-