quarta-feira, 30 de outubro de 2013

[Estórias da Aviação] A fé é pernambucana

Alberto José
No início dos anos 80, me apresentei no D.O. (Despacho Operacional) para fazer um vôo de B-707, GIG/REC/LIS/OPORTO, que decolava às 16h45; o avião estava atrasado com problemas de manutenção e só decolou após as 18h00. Imaginem o estado dos tripulantes e dos passageiros que tiveram que desembarcar duas vezes antes de confirmarem o ETD. (Horário Estimado de Decolagem).

O vôo foi desgastante e até os passageiros reclamavam do estresse. Ao aterrissar em Recife, fomos informados que uma seção do para-brisa havia trincado! Logo após foi detectado um problema hidráulico e defeito no sensor do "antiskid" do trem de pouso direito. Nessa altura, sem previsão de decolagem, os passageiros foram levados para a sala de trânsito.

Nós ficamos a bordo, cansados, desanimados e aborrecidos com a perda da hora noturna. Ficamos pensando como seria bom desembarcar, ir para o hotel, tomar um banho e jantar tomando "uma Brahma" na praia. Essa idéia contaminou o grupo e levou todos a imaginarem como conseguiríamos pernoitar em Recife.

Boa Viagem, Recife
Então, alguém teve a feliz idéia de formar "uma corrente" para fazer o voo parar ali. Nesse momento, o mecânico entrou a bordo e avisou que o para-brisa já estava OK e já estavam instalando o sensor do antiskid. Nossas esperanças foram abaladas. Mas a notícia do mecânico nos deu ainda mais incentivo para levar o nosso plano adiante.

O Chefe de Equipe, acho que o querido gaúcho Milton Gomes, propôs que a nossa corrente, com toda a tripulação fosse realizada na primeira classe, mais espaçosa. Quando estávamos nos preparando, chegou o Comandante Volpini e quis saber do que se tratava. Contamos o nosso plano e ele aderiu com entusiasmo.

Quando demos as mãos e nos concentramos, eu lembro que passou alguma coisa como uma descarga elétrica, sentida por todos. Minutos depois, o mecânico voltou e disse: Comandante, trocamos tudo, colocamos peças novas que funcionaram mas agora que está tudo ligado e nada funciona! O senhor vai ter que pernoitar em Recife!!!
Uauuuuuu!!!!! Dizem que a fé remove montanhas!
Texto: Alberto José, 30-10-2013

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-