quinta-feira, 3 de outubro de 2013

[Estórias da Aviação] Passageiro observador

Alberto José
Em 1970 eu estava fazendo um voo de Avro, da base SAO para São Luis (MA), que decolava às 7 da manhã. Quando estávamos passando pelo norte de Minas Gerais a Comissária me avisou que um passageiro queria falar com o Comandante. Eu fui até ao passageiro, que estava sentado junto à asa, na janela direita, bebendo whisky Drury's de uma garrafa que ele havia levado para bordo. Perguntei se ele tinha medo de voar e ele respondeu que sim. Perguntei se ele queria mandar algum recado para o piloto. Ele respondeu que "era para avisar que o motor 2 estava com defeito"!
Fui até o Comandante e transmiti o recado. Logo depois, o Comandante me chamou e pediu para levar o passageiro até à cabine de comando. Então, ele me disse que o passageiro estava certo. Ele iria "embandeirar" o motor 2 que estava com problema de baixa pressão de óleo! Depois, o passageiro amedrontado me explicou que era mecânico de motores da FAB!

Anos depois, em 03 de setembro de 1989, um passageiro do voo 254 pediu à Comissária para avisar ao Comandante que um rio que deveria passar de um lado estava do lado oposto. O Comandante, com uma certa arrogância, não deu confiança ao recado transmitido pela colega. O que se seguiu foi uma tragédia que poderia ter sido evitada se o piloto tivesse acreditado na observação do passageiro!

Foto: © Jorge Tadeu da Silva
Outro dia, um passageiro fotografou os rebites que estavam saindo da carenagem do motor de um B737 da Webjet.
Nunca se deve desprezar a capacidade de observação de um passageiro, mesmo que ele não seja o profissional da aviação.
Título e Texto: Alberto José, ex-comissário de voo, 03-10-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-