quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia Internacional do Comissário(a) de Voo!

Jonathas Filho

Chads e Richard Arnold
Hoje é um dia muito especial.  É um dia de homenagens a uma profissão cuja vocação só é encontrada em pessoas muito especiais.
Há que ser celebrado sempre e por isso vou comentar alguns aspectos da vida desses profissionais que, como disse o poeta, “vivem nas nuvens”. 

Ser Comissário(a) não é ser somente um indivíduo, numa profissão  específica, que foi gradualmente preparado e cujo aprendizado absorveu, consolidou  e o mantém;  aperfeiçoando-o a cada dia.

Ser Comissário(a) é estar sempre preparado, disposto, alerta e condicionado a qualquer acontecimento seja a bordo ou em terra firme. Aprendeu a controlar suas emoções mas, não as perdeu. Comissário(a) também sofre, sente dor, sente falta e chora como qualquer ser humano comum.
 
Ser Comissário(a) é reciclar em si mesmo, ao longo da vida, conhecimento técnico e experiência, usando sempre as alternativas mais apropriadas quando necessárias são; seja numa emergência em voo ou em terra; seja numa situação social delicada, seja no seu dia a dia comum.

Ser Comissário(a) é estar pronto a abrir mão de estar presente junto à familia, aos amigos, nas festas e solenidades, quando necessária é a sua presença em um voo. O atendimento às solicitações da Escala implica, em muitas vezes, na renúncia à vida social regular.

Ser Comissário(a) é saber lidar com um público heterogêneo, cuja única coisa em comum a todos é que são passageiros do seu voo. Tornou-se um mestre em cordialidade e solidariedade, cuja comunhão de atitudes resulta na criação de um “laço” social que fica caracterizado em cada desembarque ao se escutar: “Foi muito bom voar com vocês, com certeza, vou repetir.”

Ser Comissário(a) é ser um bom observador; estar atento às mudanças e seus efeitos, usando de boa análise e projetando as alternativas funcionais que serão eficientes nos imprevistos enfrentados no cotidiano a bordo.

Ser Comissário(a) é ser versátil mas sem  representar ou se “esconder” dentro de um personagem; é viver essencialmente ligado à profissão; é antes de tudo, um estado de espírito vocacional.

Aeroporto Internacional de Brasília, início da década de 90. Foto: Guilherme Coelho
Sou muito orgulhoso por ter sido Comissário de Bordo da Cruzeiro e da Varig durante grande parte da minha vida e de ter tido a oportunidade de vivenciar essa profissão circundado por  uma plêiade de colegas  Comissários e Comissárias que, com doce  saudade, expresso aqui a minha homenagem.
Esta é, também, a minha homenagem à aqueles(as)  que nos céus desse planeta, voaram, voam e voarão como  Comissários de Bordo. 
Título e Texto: Jonathas Ribeiro Antunes Filho, Comissário Aposentado Varig-Aerus, 31-10-2013

Relacionados:

4 comentários:

  1. A minha homenagem a todos aqueles que tiveram esse sonho como profissão e a você por fazer parte desta luta , da ABM, e do belo texto que escreveu sobre nós
    Do seu amigo
    José Manuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado kirido amigo José Manuel, o Mala-Mor; valeu e continua valendo!!!
      Jonathas Filho

      Excluir
  2. É muito bom lembrar nossas antigas comemorações do Dia do Comissário/a... e viver nas nuvens realmente devia ser nosso lema... mas no momento estamos mais a "ver navios" e pensando quando iremos ultrapassar as nuvens... rsrsrsrsrsrsrsrs...
    Desculpe o desabafo!
    Bjs,
    Ilca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver nas nuvens sempre viveremos, principalmente porque a saudade é uma nuvem que se aproxima da gente e deságua uma chuva de lembranças, que só quem foi de voo não esquece. Beijo GG prá vc kirida Ilca Nordin.
      Jonathas Filho

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-